O que são, por que surgem e como evitá-las.

O termo fakenews ganhou uma notoriedade acrescida nos últimos tempos. No entanto, recorde-se, este é um conceito já antigo na nossa sociedade

A desinformação, como existe hoje, tem como objetivo alterar a perspetiva ou o ponto de vista das populações, atingir ganhos financeiros baseados em publicidade ou, propositadamente, provocar alvoroço social por intermédio da divulgação de notícias verdadeiras e falsas de uma forma intercalada, mas claramente sistematizada.

Na história de Portugal temos um grande exemplo de desinformação, que serviu inclusivamente para ganhar uma batalha, sendo este um evento épico falado ao longo dos tempos com frequência: a história da padeira de Aljubarrota.

Obviamente que esta é uma analogia que nos remete para uma outra realidade num contexto muito diferente daquele que assistimos diariamente. No entanto, após tantos séculos de distância, a mesma estratégia não deixou de ser utilizada como "campanha" de desinformação, servindo um propósito muito claro: enganar as tropas inimigas, motivando a sua desmoralização.

Mais recentemente tivemos um claro exemplo do poder das fakenews, quando as mesmas foram utilizadas com o intuito de "manipular" as eleições presidenciais americanas.

Também como exemplo, a existência de provas do uso de campanhas de desinformação no conflito da Ucrânia, onde foram mostrados vídeos de um protesto de ativistas contra as alterações climáticas realizado em fevereiro, em que eram visíveis sacos contendo “cadáveres”, que se mexiam, tendo sido estes vídeos relacionados com o conflito Ucraniano, como prova da manipulação da informação.

Atualmente, as ditas fakenews são maioritariamente propagadas através das redes sociais, tais como; Facebook, Twitter, Instagram ou aplicações de mensagens instantâneas como o Whatsapp ou Messenger.

Algumas formas para evitar ser vítima das fakenews:

  • Verifique a fonte original da informação (se a mesma é de origem conhecida e confiável)
  • Validar com outras fontes (tente verificar noutros locais de origem fidedigna)
  • Valide se não poderá ser uma sátira ou piada. (Piada disfarçada de notícia)