Quais são os desejos dos profissionais de tecnologia para 2023? Reunimos 10 deles. Veja se coincidem com os seus.

Ir ao ginásio mais vezes, passar tempo com a família, começar um novo hobby ou comer melhor. Quando começa um novo ano, começam também os planos para novos projetos. Mas nem todos os desejos têm de ser novos. Este ano, a partir das histórias que fomos publicando em 2022, reunimos 10 desejos partilhados pelos profissionais da área de Tech Talent da Axians – e os exemplos que provam que é possível lá chegar. E os seus desejos para 2023, são parecidos?

1. “Encontrar a carreira que nos preenche”

Nem todos encontramos logo o caminho profissional que nos preenche. Para muitos, como o João, foi necessário um longo percurso e várias experiências diferentes para perceberem ondem deviam estar. Antes de começar em Tecnologia, estudou desporto, trabalhou num ginásio e esteve indeciso entre ser professor de Educação Física ou treinador de basquete. Até que soube de uma Academia com um curso pós-laboral em Network Engineering.

Fez a formação nas horas vagas do trabalho num bar e, mais tarde, teve oportunidade de conciliar os estudos com a aplicação prática no seu primeiro projeto em Tecnologia. O João não tem dúvidas de que mudar de carreira implica sempre um esforço adicional e um grau de incerteza, sobretudo quando se tem responsabilidades profissionais e familiares. Mas o seu exemplo mostra que a mudança pode ser um portal para outra realidade – feliz, estável, realizada. Esta mudança fica mais fácil com o apoio de uma organização e liderança dispostas a ajudar, como o João teve. Um desejo partilhado por qualquer profissional que procure um novo percurso profissional em 2023.

2. “Uma nova forma de recrutar”

Para muitos profissionais, o recrutamento é algo penoso e uma das etapas mais complexas da vida. Que o diga o André, que demorou 8 meses a mudar de empresa. Mas, pelo meio, também descobriu uma nova forma de recrutar de que não estava à espera – o recrutador transformou-se num amigo e orientador de carreira. Ao longo de vários meses, mantiveram um diálogo aberto, honesto, num espírito de abertura à possibilidade de mudança e de autoaperfeiçoamento. Para a maioria dos profissionais, este nível de cuidado numa decisão tão importante será certamente bem-vindo em 2023.

3. “Descobrir superpoderes”

Cada pessoa tem os seus superpoderes no trabalho, uma facilidade para certas coisas que os outros acham espantosa, mas que para nós é tão natural que nem lhe damos importância. O Hugo também tinha os seus, mas até há bem pouco tempo ainda não tinha tido a oportunidade de os explorar a sério. Foram precisos um projeto desafiante e um líder de equipa que acreditasse nele para trazerem à tona o seu talento para simplificar desafios complexos e a sua vontade de aprender. Não foi fácil, mas descobrir os seus superpoderes permitiu ao Hugo viver a profissão não como um fardo, mas como fonte de realização. E quem não desejaria isso mesmo para 2023?

4. “Uma cultura de justiça e respeito”

Saber ouvir, incentivar a individualidade e permitir que os colaboradores experimentem sem receio. Estes são os comportamentos que os líderes têm mais dificuldade em adotar para se conectarem com as equipas. Mas são também as características de liderança que o Ricardo mais valoriza. Sabe do que fala: já sentiu na pele a diferença de trabalhar com este tipo de líderes, mesmo em alturas de grande pressão. Haverá alguém que não gostasse de ter um líder assim em 2023?

5. “Colocar as pessoas em primeiro lugar – mas a sério”

‘As pessoas em primeiro lugar’ é quase o slogan não oficial de milhares de empresas. Mas o Miguel gostava de ver mais disso na prática. É que ele teve a experiência do que pode acontecer quando a empresa deixa de lado as burocracias para se concentrar nas pessoas. Quando estava há apenas 3 meses na Axians, descobriu que sofria de uma doença grave. Quando piorou ao ponto de sentir que não devolvia à empresa o que investiam nele, fez o que lhe parecia mais honesto: enviou a sua carta de demissão.

A resposta veio dias depois. O seu manager tinha recebido a carta, e a resposta era não: não iam deixar que o Miguel se demitisse. Quando lhes perguntou porquê, a explicação foi simples: estamos juntos, nos bons e maus momentos. Desejos para 2023? Que outros tenham a mesma oportunidade.

6. “Mais líderes a lutar pela sua equipa”

A Ana sempre sentiu que conseguia contribuir de maneira significativa em todos os projetos em que esteve envolvida. Até à chegada de um novo desafio, em que não estava a conseguir fazer a diferença. Avisou a sua manager – e algo que não esperava aconteceu. Reuniram de emergência com as pessoas responsáveis pelo projeto para rever as suas responsabilidades. O resultado? Todos valorizaram a sua honestidade e o facto de ter levantado o tema. Foi o (re)início de um projeto que se tornou mais produtivo. É o que pode acontecer quando os líderes lutam pela sua equipa – e algo que qualquer profissional gostaria que acontecesse mais em 2023.

7. “Mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”

São muitas as pessoas a sentir que encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é um exercício de esforço constante, mais do que um estado natural. Este equilíbrio depende de muitos fatores pessoais – e o papel dos líderes é essencial. Não basta que encontrem esse equilíbrio para si mesmos – é preciso saber ajudar os outros a encontrá-lo. É necessário ouvir, ter uma abordagem flexível e encontrar o que funciona melhor para cada um.

Este foi um dos pontos que a Andreia mais notou quando se juntou à sua nova equipa. Mais do que uma tentativa de equilibrismo, encontrou um ambiente em que se encaram as situações normais da vida com naturalidade, como equilibrar uma carreira desafiante com dois filhos pequenos, ou ter de ir a uma consulta a meio do dia. Poucos serão os profissionais que não desejem o mesmo em 2023. Não é um capricho – é essencial para o bem-estar e desenvolvimento pessoal.

8. “Uma carreira sem idade”

Em Portugal, quase 80% dos profissionais em TI têm menos de 34 anos. Os jovens acabados de sair da universidade são os perfis mais procurados e são vistos como mais criativos e energéticos. Os “mais velhos” temem ser substituídos, lidam constantemente com a pressão da reforma e sentem-se excluídos das atividades da empresa. O Fernando já passou por isso. Havia trabalhado durante quase 30 anos em diferentes organizações, incluindo a sua própria empresa. Mas quando teve de procurar emprego, percebeu rapidamente que não ia ter muitas respostas, apesar da sua competência num setor com evidente falta de profissionais.

Quando finalmente conseguiu, não demorou muito até mostrar a diferença que a experiência faz. Quando um sistema crítico falhou, num dos seus primeiros projetos, toda a equipa, bem mais jovem, só conseguia ver uma explicação. Só o Fernando apontou outra possibilidade: uma falha num componente que todos davam por garantido – todos menos ele, que já tinha visto de tudo. Trocou o componente e problema resolvido. É um preconceito que leva organizações a desperdiçar a experiência de pessoas com larga experiência técnica e de vida. Será 2023 o ano em que vamos ver uma real igualdade de oportunidades e o fim do idadismo?

9. “Mais preocupação com a saúde mental”

O ambiente de trabalho – onde passamos a maior parte do nosso tempo – tem uma enorme influência na saúde mental. As longas jornadas, os salários baixos, a falta de condições ou a incerteza quanto ao futuro são alguns dos fatores que geram maior stress. A isto somam-se chefias pouco preparadas para a gestão emocional, expectativas irrealistas ou projetos com prazos impossíveis. Este é um problema particularmente agudo em Portugal, o país da União Europeia onde mais trabalhadores sofrem ou correm o risco de vir a sofrer de burnout.

Situação bem distinta encontraram a Marisa, o André e o Hugo, que sentiram na prática a diferença que um ambiente de trabalho bem preparado pode fazer no dia-a-dia. Em 2023, esperamos que mais pessoas possam trabalhar num ambiente que coloca a saúde mental em primeiro plano.

10. “Procurar a felicidade no trabalho”

A felicidade no trabalho é tão importante para a qualidade de vida das pessoas como para os resultados das empresas. As razões são óbvias – somos mais criativos e produtivos num ambiente saudável. No entanto, os colaboradores felizes são a exceção em Portugal – realidade que pessoas como a Joana estão a tentar mudar.

A Joana é Gestora de Felicidade na Axians, cargo que até há uns anos nem existia no nosso país. Como parte de um enorme trabalho em equipa, ajuda os colegas a atingir o seu máximo potencial – a nível pessoal e profissional. Organiza grandes eventos nos principais momentos do ano, mas também ações no dia-a-dia para promover o bem-estar e celebrar as grandes e pequenas vitórias de cada um. Em 2023, talvez mais pessoas tenham a oportunidade de procurar a sua forma de felicidade no trabalho – em vez de contarem os minutos até à hora de voltar para casa.

Novos desafios, uma cultura de entreajuda, equilíbrio da vida pessoal e profissional, um melhor salário (monetário e emocional) – estes são os desejos de Ano Novo que milhares de profissionais desejam realmente no próximo ano. Mas desejar não chega, é preciso trabalhar todos os dias para os tornar realidade.

Na área de Tech Talent da Axians, a que pertencem todos estes profissionais, os desejos de Ano Novo são levados muito a sério. Mas não se espera pelas doze badaladas: é para isso que trabalhamos todos os dias, num clima de abertura e transparência, com um único objetivo: melhorar o ambiente de trabalho para todos. Se gostavas de entrar em 2023 neste espírito, vê uma das vagas que temos disponíveis.

 

Sobre a Axians

A Axians é a marca do grupo VINCI Energies dedicada à Transformação Digital das empresas portuguesas. Cultivamos uma relação de proximidade, e acreditamos que a tecnologia só faz sentido com um toque humano. Trabalhamos com algumas das maiores empresas nacionais em projetos de cibersegurança, redes empresariais, infraestrutura digital e novas soluções inteligentes.

Sabemos que todas as pessoas têm desejos para 2023, mudanças na sua vida pessoal e profissional que são essenciais para ter um ano preenchido. Só dando resposta a estes objetivos é que nos podemos sentir totalmente realizados. Por isso, na área de Tech Talent da Axians os consultores têm a flexibilidade para construir os seus objetivos e contribuir todos os dias para os atingir. As mudanças são encaradas com naturalidade, a evolução como algo progressivo, e os líderes estão prontos para ouvir as necessidades de cada um. Porque assim, com pequenos contributos todos os dias, é mais fácil chegar ao final de 2023 com o sentimento de dever cumprido.

 

Sobre os participantes

As pessoas mencionadas ao longo deste artigo fazem parte da área Tech Talent da Axians. Ao longo de 2022, partilharam as suas histórias e experiências de vida, numa iniciativa que deu a conhecer como é a vida nesta equipa. Fizeram-no para ajudar outras pessoas a encontrar uma nova carreira e para combater algumas das maiores dificuldades, preconceitos e tabus que ainda afetam a área de Tecnologia. Mas também para partilhar grandes momentos de felicidade que merecem ser vividos por mais pessoas. Na Axians, encontraram um ambiente onde se sentiram bem – e não quiseram deixar de o mostrar.

 

Como te podes candidatar

Na Axians, estamos sempre à procura de pessoas com talento e motivação. Se achas que tens o que é preciso, estas são vagas que te podem interessar:

 

 

  • POWER BI DEVELOPER SENIOR:  se tens experiência na gestão da Plataforma Microsoft Power BI e bases de dados relacionais (Oracle e Microsoft SQL), esta é a oportunidade certa para ti.

 

  • TECH LEAD SECURITY: se o teu forte é manter os outros seguros e fazer com que as coisas funcionem perfeitamente e de forma automatizada este é o projeto ideal para ti.