A Axians associa-se mais uma vez à APDC, agora como Gold Sponsor, no 30º Digital Business Congress, que se realiza já amanhã e no dia seguinte, a 12 e 13 de maio. Enquanto marca da VINCI Energies dedicada à transformação digital, a Axians vai apresentar neste evento, que será pela primeira vez híbrido, conteúdos diferenciados sobre Liderança, Talento e Futuro.

Com o tema central “Reinventing with Technology”, o Congresso da APDC dará palco a vários oradores, nacionais e internacionais, que vão desvendar a sua visão sobre a forma como a tecnologia está a reinventar tudo e todos, dos negócios às pessoas, passando pelos governos, pelos países e por todas as dimensões da sociedade. Sob a presidência de Maria Manuel Leitão Marques, contará com oradores inspiracionais como Cheow-Hoe Chan, David Simas, Gerd Leonhard, Kris Kolo, Luc Julia, Matthew Griffin, Nadeem Nathoo, Thierry Breton. A abertura estará a cargo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A Axians vai contar com as participações de Pedro Faustino, Carmo Palma e Fernando Rodrigues no primeiro dia do Congresso, a 12 de maio, onde o anúncio dos Best Thesis Awards terá um simbolismo muito particular. No segundo e último dia do evento, vão participar Pedro Afonso, da VINCI Energies Portugal, e Pedro Faustino e Miguel Leocádio, da Axians, que vão abordar temas especialmente dedicados ao futuro da sociedade como a conhecemos.

Com o patrocínio exclusivo da Axians e apoio do Consórcio das Escolas de Engenharia, a APDC criou a iniciativa dos Best Thesis Award, destinada a distinguir as melhores dissertações de mestrado nas áreas de tecnologias de informação, telecomunicações e media. Os grandes vencedores destas três áreas – eleitos pela qualidade técnica e científica da dissertação, originalidade e carácter inovador e impacto social (aplicação e utilidade social) – serão anunciados no primeiro dia do Congresso, recebendo prémios pecuniários de 1500€.


Pedro Faustino, Managing Director na Axians Portugal, afirma que:

É muito bom estarmos reunidos neste palco, mesmo que ainda numa versão híbrida, e podermos abordar a revolução em curso nos nossos dias e no futuro da humanidade. Como pode a tecnologia reinventar e suscitar mais certezas e confiança nas pessoas e, essencialmente, nas organizações num período tão irresoluto? A reinvenção digital que a nossa sociedade está a viver – sob esta insólita pandemia – virá certamente revelar-nos as estratégias a adotar também na liderança das organizações nos próximos anos. Lideranças certamente mais humanistas e mais comprometidas com a sustentabilidade são o caminho, estou plenamente convicto.

 

O mérito dos nossos profissionais, que tanto fazem pelo desenvolvimento de Portugal, com ou sem pandemia, deve ser definitivamente reconhecido. O seu papel e competência deve ser valorizado, e com isso o talento português. Promover a formação superior, a investigação e a inovação em engenharia em Portugal faz também parte da nossa obrigação moral, enquanto marca líder em transformação e tecnologia. Estamos muitos orgulhosos deste Best Thesis Award e da tremenda qualidade das candidaturas recebidas.

 

Rogério Carapuça, Presidente da APDC, refere:

Os negócios, a governação e as nossas vidas foram afetadas de uma forma brutal, que acelerou a transformação digital dos negócios. Muitas áreas nunca voltarão a ser como eram. Os negócios estão a ser transformados de uma forma extremamente acelerada, reinventando-se com a indispensável ajuda da tecnologia. O objetivo do Congresso é, através da discussão, reflexão e da troca de ideias e sinergias, criar valor e gerar a tão necessária mudança, rumo a um futuro que nada terá a ver com a realidade que hoje vivemos.

Neste contexto, se era clara antes da pandemia a falta de talento qualificado nas TIC, o problema está a agudizar-se ainda mais. Temos de garantir que há recursos humanos que nos ajudem a construir um futuro sustentado e é preciso evidenciar o que de melhor temos nas nossas universidades, que poderá representar um forte incentivo a que mais jovens optem por estas áreas de formação

banner_apdc

AGENDA DA PRESENÇA DA AXIANS NO 30º DIGITAL BUSINESS CONGRESS

12 de maio
10h00 – “The Miracle of Multiplication of Merit”, apresentação de Pedro Faustino;
11h00 – “The Future Beyond Corona”, apresentação de Gerd Leonhard, com comentário de Carmo Palma e Vanda de Jesus (Portugal Digital);
16h35 – APDC/Axians Best Thesis Awards Ceremony, com Pedro Faustino, Carmo Palma e Fernando Rodrigues;

13 de maio
09h20 – “Reinventing Business & Life With Exponential Technologies”, apresentação de Matthiew Griffin, com comentário com Pedro Afonso (VINCI Energies) e Prof. Arlindo Oliveira (INESC);
10h00 – “Fireside Talk com Matthiew Griffin” (evento privado), com moderação Axians;
16h30 – “The Opportunity of the Recovery and Resilience Plan for Cities and Territories”, com introdução de Miguel Leocádio.

Todos os detalhes sobre o 30º Digital Business Congress disponíveis em https://congresso.apdc.pt/.