A Axians, em parceria com o Politécnico de Leiria, Politécnico de Coimbra e Visionware, desenvolveu o Smart Agricity, um projeto-piloto de monitorização e obtenção de informação em tempo real sobre o estado das colheitas nas hortas urbanas. Assente numa plataforma transectorial em Internet of Things (IoT), tem como objetivo reduzir os riscos para a saúde pública através da recolha de dados sobre a concentração de metais pesados em espécies hortícolas urbanas. 

Com recurso à utilização de algoritmos de machine learning e de inteligência artificial, o Smart Agricity permite a obtenção de informação em tempo real que vai identificar potenciais riscos de contaminação na cadeia alimentar, bem como aumentar o rendimento das colheitas nas hortas periurbanas. Através dos dados recolhidos, a plataforma permite ainda atuar em conjunto com as entidades públicas, como bombeiros e proteção civil, no sentido de prevenir e mitigar determinado tipo de catástrofe, como por exemplo incêndios ou cheias. 

Em fase de testes, foram colocados quarenta sensores em pontos estratégicos no campo de testes em Coimbra, que visam recolher dados em tempo real sobre precipitação, temperatura relativa, humidade do solo, radiação solar, e direção do vento. Estes dados, através dos sensores vão permitir a análise e a atuação necessária através da identificação de vulnerabilidades como a contaminação da cadeia alimentar, com a elevada concentração de metais pesados como o cobre, ou alterações climáticas antecipando catástrofes.

Nuno Sousa, BU Manager Next Generation Networks - Axians Portugal, refere:

“A Investigação e Inovação desenvolvida pela Axians está principalmente focada na aplicabilidade das mais recentes ferramentas, produtos e processos a situações do mundo real através de soluções criativas e elementos inovadores com foco na combinação de desenvolvimentos tecnológicos e aplicabilidade prática. A solução desenvolvida neste projeto pretende, para além de inovação de negócio que proporciona, trazer compromisso com as novas necessidades do mundo atual, como sustentabilidade, responsabilidade social, responsabilidade com o ambiente, responsabilidade com o presente e com o futuro.”

 

O objetivo do Smart Agricity é tornar a agricultura urbana convencional mais sustentável e competitiva através de uma gestão dos meios de produção, bem como atuar como uma ferramenta de apoio às entidades de intervenção a incêndios e proteção civil. O protótipo está atualmente em fase de testes com a instalação de quarenta sensores e uma torre de comunicações LoraWan, com alcance de/até 15 km, no campo de testes da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC).

 

Dinheiro Vivo