A Axians junta-se mais uma vez à IDC, enquanto patrocinador do IDC Directions® em Portugal, que, no seu vigésimo quinto aniversário, aborda as principais tendências e estratégias no panorama tecnológico, e que prioriza o digital com foco em três vetores: Trust – Scale – Impact. O IDC Directions®, um dos principais eventos nacionais na área das Tecnologias de Informação e de Transformação Digital, realiza-se hoje, dia 28 de setembro e repete um modelo híbrido.

No atual contexto, provocado pela pandemia e pelas incertezas do conflito na Ucrânia, a economia digital vive desafios únicos. Se inicialmente o conceito de confiança digital estava relacionado com a implementação de controlos de segurança e privacidade, verificamos que no contexto atual exige uma atenção redobrada e uma compreensão exaustiva dos riscos cibernéticos, do seu ecossistema e dos seus impactos, para uma implementação multidimensional efetiva dos controlos necessários no novo contexto digital.

 

E para nos ajudar a compreender alguns destes desafios nas suas várias dimensões – geopolítica, regulamentar e de conformidade, financeira, operacional e tecnológica – a Axians patrocinou a sessão paralela IDC Future of Trust, subordinada ao tema “Digital Leader Panel: You can run but you cannot hide”. O painel contou com a participação de especialistas para abordar as melhores estratégias e melhores práticas no tema da Confiança: Carla Zibreira, Digital Trust Business Unit Manager na Axians, Ana Isabel Xavier, Professora e Investigadora Universitária na UAL-OBSERVARE e ISCTE-CEI-IUL, Tiago Félix da Costa, Partner na MLGTS, Paulo Calçada, CEO da Porto Digital, com a moderação de Bruno Horta Soares, Executive Senior Advisor na IDC.

Carla Zibreira, Digital Trust Business Unit Manager na Axians, revelou-nos a sua visão sobre o tema afirmando que:

os mais recentes acontecimentos – como a pandemia e o conflito na Ucrânia – exigiram que a transformação digital também se adaptasse a novos ambientes tecnológicos devido à aceleração sentida. Assistimos a ataques cibernéticos com maior incidência e mais desenvolvidos em termos de conhecimento tecnológico, o que faz com que as empresas tenham de desenvolver e adotar uma estratégia de Digital Trust cada vez mais eficaz, com base na confiança das relações e interações dos sistemas digitais.”    

A agenda completa do IDC Directions® pode ser consultada aqui e o registo digital nesta edição – entretanto esgotada presencialmente – é ainda possível aqui. O evento decorre até às 18h25 no Centro de Congressos do Estoril.