O que faz com que alguns queiram mesmo ir trabalhar e outros não possam esperar para voltar a casa? A resposta pode estar nestes 3 fatores.

Os números falam por si: 80% das pessoas acha que o seu ambiente de trabalho não permite que deem o melhor de si. O desligar emocional do trabalho é agora algo tão normal que até tem nome - Silent Quitting. Aplica-se a quem não faz nem mais nem menos do que está contratado, cumprindo, mas sem nunca se envolver a sério. A realidade é que uma enorme maioria passa a maior parte do seu tempo num ambiente que prejudica a sua motivação, o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional e até a saúde mental.

Mas, afinal, o que é um bom ambiente de trabalho? Os livros dizem que, para além do salário, existem três fatores que nos fazem acordar com vontade de ir trabalhar. O primeiro parece óbvio – mas ainda não acontece em mais de 80% das empresas. Trata-se de dar espaço para a autoexpressão, para que cada um possa dar o seu contributo.

Pessoas como a Carla e o Marco, responsáveis pela área de Tech Talent da Axians, trabalham para que assim seja todos os dias. “Tratar as pessoas com respeito, com individualidade, com preocupação pelo seu bem-estar – é esta forma de estar que contribui para um bom ambiente.”

A autoexpressão passa, entre outras coisas, por celebrar a individualidade de cada um. É o que acontece na iniciativa Lanche Origens, em que cada colaborador Tech Talent traz um petisco ou uma bebida típica da sua terra e partilha com os colegas a história por detrás da sua escolha – e das suas origens. “São iniciativas que aproximam as pessoas e que são essenciais para construir uma cultura de união e partilha, não só com o líder e colegas diretos, mas com todos.” Na primeira vez que este evento aconteceu, foram a Carla e o Marco a dar o exemplo e a contar a sua história.

O segundo fator para criar um ambiente de trabalho positivo é dar espaço para a experimentação, para que cada um possa explorar as fronteiras do seu conhecimento e envolver-se em tarefas novas e desafiadoras – o oposto de fazer o mesmo todos os dias. Ter espaço para experimentar é, por exemplo, poder criar a sua própria função nos projetos em que se está inserido, e não ter de se restringir a um guião ou a uma descrição de funções rígida. Para isso, é necessário acompanhar a evolução profissional de cada um, dar feedback honesto mesmo quando é mais fácil não dizer nada e ouvir e encorajar opiniões diferentes, sem julgar. E, como explica a Carla, ter flexibilidade para se adaptar à realidade e objetivos de cada pessoa. “É essencial perceber as necessidades a nível pessoal e profissional, respeitar a vontade de mobilidade e de fazer formações de cada um, e encarar com normalidade que progresso não significa o mesmo para todos.”

O terceiro e último fator também não é novidade, mas é o que nos faz sentir que o que fazemos vale mais do que o salário ao final do mês. Trata-se de incorporar no trabalho um sentimento de propósito: sentir que se está a ter um impacto e ver o resultado nas pessoas à nossa volta. Foi o que aconteceu, por exemplo, neste Natal. Por cada dois colaboradores Tech Talent, foi apadrinhada uma criança de famílias carenciadas que recebeu o seu presente de sonho, o brinquedo que mais desejava, e ainda uma peça de roupa. Tudo com o cuidado para que as crianças pensassem que as prendas vinham dos pais. “São ações que materializam a nossa forma de estar. Quisemos que cada pessoa sentisse que estava de facto a ajudar uma criança, e cada presente foi assinado e endereçado individualmente.”

É a soma destes três fatores – autoexpressão, experimentação, propósito - que cria um bom ambiente real e que transparece, mesmo quando menos se espera. “Como quando recebemos uma carta que alguém deixa quando se vai embora a agradecer a oportunidade que teve de evoluir aqui. Ver colegas que saíram a voltar porque perceberam que não foi a decisão certa, e que o fazem com orgulho. Ou ser abordado ao almoço por pessoas que nos perguntam porque é tanta gente quer vir trabalhar para aqui.”

A motivação real é algo que se desenvolve quando se mostra às pessoas que são seres humanos. Não é algo que se force ou que se consiga com um evento de empresa aqui e ali. Constrói-se a cada dia, com pequenas e grandes ações que têm como fio condutor tratar as pessoas como pessoas, com respeito pela sua individualidade e bem-estar.

Se gostavas de construir uma carreira desafiante em Tecnologia num ambiente de trabalho em que a confiança, respeito, entreajuda e propósito não são apenas palavras para emoldurar nas paredes, talvez haja uma vaga para ti. Vê as oportunidades abaixo.

Sobre a Carla e o Marco

A Carla e o Marco lideram a Unidade de Negócio de Tech Talent na Axians. Todos os dias desbloqueiam problemas, partilham feedback, surpreendem colegas e são surpreendidos com o impacto da cultura que ajudaram a criar. Fazem-no para ajudar outras pessoas a atingir o seu potencial, tanto a nível pessoal como profissional. Foi assim, ao contactar com realidades muito diferentes, que perceberam que o ambiente de trabalho perfeito não é uma utopia, mas algo que se constrói na prática todos os dias. Com as pessoas que tiveram a sorte de conhecer pelo caminho, passaram momentos difíceis e viveram outros de enorme felicidade. Histórias reais que não quiseram deixar de dar a conhecer para inspirar outros a procurar um ambiente de trabalho saudável.

Sobre a Axians

A Axians é a marca do grupo VINCI Energies dedicada à Transformação Digital das empresas portuguesas. Cultivamos uma relação de proximidade, e acreditamos que a tecnologia só faz sentido com um toque humano. Trabalhamos com algumas das maiores empresas nacionais em projetos de cibersegurança, redes empresariais, infraestrutura digital e novas soluções inteligentes.

Sabemos que só num bom ambiente de trabalho é que nos podemos sentir totalmente realizados. Há espaço, confiança, transparência e frontalidade. As mudanças são encaradas com naturalidade, a evolução como algo progressivo, e os líderes estão prontos para ouvir as necessidades de cada um. Não é uma utopia: um bom ambiente de trabalho constrói-se todos os dias, com pequenas atitudes e grandes iniciativas e, acima de tudo, com a cultura de respeito e entreajuda que nos define como Tech Talent.

 

Como te podes candidatar

Na Axians, estamos sempre à procura de pessoas com talento e motivação. Se achas que tens o que é preciso, estas são vagas que te podem interessar:

 

  • GESTOR DE PROJETO: se tens experiência enquanto PMO e estás confortável com a metodologia Waterfall, temos o projeto ideal para ti.

  • DEVELOPER SYS EMBED INTERNET SERVICES: dominas o desenvolvimento de software e procuras um novo desafio em C++? Espreita esta oportunidade.

  • CIBERSEGURANÇA - SÉNIOR :  tens experiência sólida na área de segurança, com conhecimentos de ISO 271001, soluções de firewalls e load balancers?  Verifica esta vaga.

 

VER OUTRAS POSIÇÕES DISPONÍVEIS