O Portugal Digital Awards®, uma iniciativa conjunta da Axians e da IDC, assinala o regresso da 7ª edição da iniciativa com o arranque das candidaturas. Os interessados – organizações públicas ou privadas que utilizem tecnologias de informação e comunicações – podem submeter os seus projetos numa das três categorias: Digital Transformation Awards, Digital Industry Awards e Digital Grand Awards. As candidaturas para a 7ª edição do Portugal Digital Awards® devem ser realizadas através do preenchimento do formulário disponibilizado para o efeito e o regulamento pode ser consultado aqui.

Para certificar e credibilizar todos os projetos a concurso, a edição de 2022 conta com um painel de 16 jurados e 7 observadores. Aos jurados da última edição juntam-se em 2022: António Dias Martins, Executive Director, Startup Portugal; João Meneses, Secretário-Geral, BCSD Portugal e José Ferrari Careto, CEO, E-REDES.

 

 Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal, diz

“Em 2021 vimos surgir um novo paradigma social e económico. Para além de mais de 50% do PIB já ser influenciado pelo digital, pela primeira vez na história verificamos uma correlação inversa entre as TI e a economia. Ou seja, mesmo com uma das maiores quebras da história no PIB, o mercado de TI continuou a crescer!”

De acordo com a IDC, grande parte do investimento em tecnologia e no digital será canalizado para novos use cases de transformação digital.

“Os investimentos diretos em transformação digital vão acelerar para um crescimento anual médio de 16,5%, no período entre 2022 e 2025. Como consequência deste crescimento em Portugal, a Transformação digital vai representar 50% de todo o investimento nacional em TIC até o final de 2025”, sublinha.

Para Carmo Palma, Managing Director na Axians Portugal

“O Portugal Digital Awards® ocupa um espaço único de destaque dos profissionais e das organizações que estão a concretizar programas de transformação digital no nosso país. Com esta iniciativa, damos a conhecer os projetos mais diferenciadores, no contexto digital, em Portugal e é também um instrumento de reconhecimento das equipas, que a eles se dedicam. É muito positivo vermos todos os anos o aumento do número de candidaturas e esperamos, nesta nova edição, voltar a ser surpreendidos”.

Portugal_Digital89_2

 

Para a 7ª edição, alinhado com o framework metodológico da IDC para a Transformação Digital – Future of Enterprise, o Portugal Digital Awards® 2022 tem 18 categorias a concurso.

Grupo 1: Digital Transformation Awards | Categorias por tipo de transformação
1. Best Future of Intelligence Project (melhor projeto relacionados com analytics, big data e data monetization)
2. Best Future of Customer & Consumers Project (melhor projeto relacionado com a criação de novos produtos/serviços e/ou melhoria da experiência do cliente)
3. Best Future of Work Project (melhor projeto relacionado com a produtividade e efetividade dos colaboradores)
4. Best Future of Operations Project (melhor projeto relacionado com a melhoria e otimização de processos de negócio)
5. Best Digital Transformation Idea (a melhor start-up B2B)

Grupo 2: Digital Industry Awards | Categorias por segmentos de mercado
1. Best Government Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Administração Pública)
2. Best Banking Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Banca)
3. Best Insurance Project (melhor projeto de transformação digital no setor dos Seguros)
4. Best Manufacturing Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Indústria)
5. Best Energy & Utilities Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Energia & Utilities)
6. Best Retail & Distribution Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Distribuição e Retalho)
7. Best Consumer & Professional Services Project (melhor projeto de transformação digital no setor dos Serviços)
8. Best Health Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Saúde
9. Best Education Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Educação)
10. Best Cultural & Media Project (melhor projeto de transformação digital no setor da Media e Cultura)

Grupo 3: Digital Grand Awards | Categorias Especiais
1. Best Digital Sustainability Initiative (a iniciativa de Transformação Digital com maior impacto sustentável)
2. Best Digital Transformation Project (o projeto de Transformação Digital com maior impacto)
3. Best Digital Leader (a personalidade que mais se distinguiu na transformação digital no território nacional)

Os Portugal Digital Awards® são uma iniciativa conjunta da Axians e IDC que visa reconhecer e premiar a excelência de organizações, suas equipas e líderes empresariais que, com visão e audácia, conduzem à transformação digital dos seus negócios, processos, produtos ou serviços e, consequentemente, da sociedade como a conhecemos.

A IDC acredita que a recuperação das disrupções na economia, das mudanças sociais e empresariais de longo prazo irão obrigar a uma redefinição das prioridades, bem como influenciar as decisões de investimento em Tecnologias de Informação e Digital nos próximos cinco anos. Apesar da disrupção, é muito claro que a tecnologia e o digital desempenharão um papel ainda mais relevante para as organizações públicas e privadas.

A Edição de 2021 contou com: