A crescente digitalização exige cada vez mais das infraestruturas de IT e também das pessoas que as gerem. Neste sentido, as organizações, cada vez mais começam a ponderar a gestão da rede a especialistas. Neste testemunho, Pedro Faustino, Managing Director na Axians Portugal, expõe como é que as organizações podem crescer e beneficiar da subcontratação da sua infraestrutura de rede a empresas certificadas e especialistas.

1. Digitalização

“O crescimento é, por norma, a principal prioridade das empresas”, comenta Pedro Faustino. “A digitalização tem um papel cada vez mais importante. Iniciativas como os modelos de receitas digitais e a transição para a cloud fazem parte dos planos futuros de um número crescente de empresas.” A questão que se coloca é a de como é que a infraestrutura de IT pode ajudar nestas iniciativas e como pode criar espaço aos departamentos de TI das organizações para a sua concretização. De acordo com Pedro Faustino, “O Network as a Service garante que as organizações disponham sempre de uma rede atualizada e que os riscos associados à segurança digital estão cobertos”. Como a gestão da infraestrutura é realizada por especialistas externos, os gestores e administradores de IT poderão focar-se em aspetos relacionados com inovação, estratégia e transição digital da empresa.

Um estudo da Deloitte1, indica que 85% das empresas que mudam para “as a service” têm maior agilidade de negócio e 87% constatam maior eficiência operacional dos seus colaboradores.

2. Gestão do risco

Os riscos que surgem no domínio da privacidade estão a tornar-se cada vez mais importantes. Pedro Faustino afirma: “Certamente no que respeita à digitalização. Consideremos a conformidade com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), que tem um objetivo importante. As empresas tratam volumes cada vez maiores de dados, levando a crescentes exigências a nível da segurança. Muitas empresas estão envolvidas em incidentes de segurança de informação. Não são assuntos relacionados apenas com o cibercrime, mas também com questões internas. “As empresas são responsáveis pelos custos incorridos quando a legislação em vigor não é cumprida. Ao subcontratar a gestão da rede a especialistas, os riscos associados a esta responsabilidade diminuem.”

3. Mão de obra

São necessárias diversas especializações para gerir uma rede ao longo do seu ciclo de vida. Por exemplo, num especialista que verifica a licença de todos os fornecedores. Ou um especialista de rede que mantém todos os equipamentos atualizados. O recrutamento, a formação e retenção da pessoa certa é um investimento considerável para a empresa para além da escassez no mercado laboral de recursos especialistas. Pode ler mais sobre este assunto no blogue “Outsourcing: o que acontece aos meus colaboradores?”

“Encontrar e formar o colaborador certo é um grande desafio no mercado de trabalho atual. Uma vez que cada organização depende da sua rede, esta precisa de estar disponível em qualquer momento e em qualquer local. Para garantir esta disponibilidade, são precisos diversos especialistas”, diz Pedro Faustino. Isto significa que o desafio para muitas empresas é encontrar o equilíbrio. “Por um lado, a empresa define requisitos cada vez mais elevados para gerar e viabilizar o crescimento. Por outro, é necessário desenvolver cada vez mais esforços para garantir a disponibilidade. A escassez no mercado de trabalho é um entrave à concretização dos objetivos da empresa.”

Network as a Service

A transição para Network as a Service (NaaS) garante que uma empresa tem sempre ao seu dispor as competências e o conhecimento de que precisa. As atualizações são realizadas no momento indicado e o período de licenciamento é revisto, para que não surjam riscos de segurança dando espaço ao departamento de IT da organização para inovar ajudando-a a crescer. “Optar pelo NaaS é um passo estratégico importante. Enquanto elementos fundamentais da empresa, os gestores devem consultar todas as áreas – DRH, Finanças, Business Development e, claro, IT – com antecedência, para tomarem as decisões certas para o futuro da rede e, por consequência, para toda a empresa.”

Este artigo é o quinto de uma série de cinco publicações sobre as vantagens de Network as a Service (NaaS) para toda a empresa. A subcontratação da sua rede é um passo estratégico importante. Para mais informações sobre o ROI do NaaS, faça download do gráfico informativo: Três razões para mudar para Network as a Service.

1https://www2.deloitte.com/content/dam/insights/us/articles/4557_accelerating-agility-with-XaaS/DI_accelerating-agility_with-XaaS.pdf

tres-razoes-para-mudar-para-a-network-as-a-service-1

 

Saber mais