A capacidade humana de observação para tomada de decisão é bastante limitada para conseguir, sozinha, resolver as questões de um mundo tão complexo e incerto como aquele em que vivemos hoje em dia.

A Inteligência Artificial (IA), aplicada à Analítica de Negócio, está a desafiar a capacidade humana a desenvolver processos de decisão cada vez mais rápidos e precisos que, se forem bem aproveitados, podem fazer toda a diferença. As soluções de Análise de Dados são complementarmente o instrumento essencial para dar resposta a esta turbulência que vivemos hoje.

O que é e para que serve uma Solução de Análise de Dados?

Uma Solução de Análise de Dados faz uso de conhecimento experimental, cientifico e tecnológico, para explicar diferentes fenómenos e, desta forma, ser possível antecipar resultados e orientar o processo de tomada de decisão dentro de uma organização, de forma a escolher o caminho certo tendo em vista a obtenção dos melhores resultados possíveis.

O processo de decisão é feito com base em experiências para antecipar futuro.

Onde entra a Inteligência Artificial na tomada de decisão?

Para perceber a importância da IA é necessário recuar no tempo, perceber os diferentes momentos de evolução civilizacional e o seu impacto na tomada de decisão.

1º momento

Desde sempre que as decisões são baseadas em métodos de observação e decorrentes da experiência de cada pessoa no seu contexto de vida. Tudo o que é observado serve de experiência e é usado para influenciar novas decisões.

Até à Revolução Industrial, o modelo de decisão era essencialmente empírico, isto é, quanto mais experiência de passado existia, mais decisões acertadas eram tomadas (pelo menos na teoria).

O alcance das decisões do Homem estava limitado ao contexto do seu campo de observação. Por exemplo, a decisão sobre o plantio ou colheita de campos agrícolas dependia, essencialmente, do sucesso da colheita anterior e o seu retorno, ou alcance, era essencialmente de subsistência.

É válido, nestes termos, que o processo de decisão era feito com base em experiências para antecipar futuro.

2º momento

Após a Revolução Industrial, assistiu-se à transferência gradual de processos de esforço físico de pessoas para as máquinas.

A troca comercial de bens e serviços passou a ser feita através de uma cadeia de distribuição mais complexa para alcançar mais mercados.

Com um campo de observação maior, a capacidade de observação humana é substituída por sistemas de monitorização que começam a recolher dados em toda a cadeia de valor para alimentar indicadores de suporte à decisão.

Um sistema sobretudo experimental que transfere o campo de visão de um gestor para uma rede distribuída de pessoas com funções de observação similares com base num modelo de gestão comum para tomada de decisão.

A tomada de decisão mantem o princípio, alargando o campo de análise.

3º momento

Com a Revolução Tecnológica, assistimos a uma transferência gradual de processos de esforço intelectual de pessoas para máquinas.

A troca de bens e serviços passa a ser feita num mercado global e o contexto mundial muda em velocidade muito acelerada, com destino incerto, proporcionando várias respostas para uma mesma questão.

O campo observável torna-se portanto naquilo que a sociedade designa de sistema VUCA (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity), ou seja, a tomada de decisão num mundo turbulento passa a ser baseada num conjunto de experiências que vão muito para alem daquilo que é a capacidade humana de observação – Aumentar a Inteligência Humana só se torna possível através de uso de Inteligência Artificial.

4º momento – o presente

Apesar do princípio da tomada de decisão se manter válido, para respondermos a um futuro incerto temos de ser auxiliados por duas dimensões novas:

  1. A evolução das plataformas digitais ajuda-nos a governar a quantidade assombrosa de dados que resultam da capacidade cada vez maior de monitorização de tudo o que nos rodeia;
  2. As faculdades de aprendizagem automática de máquinas através do uso de inteligência artificial auxiliam-nos a construir vários cenários de resposta à imprevisibilidade do mundo em que vivemos.

A Inteligência Humana sairá ela própria mais reforçada se conseguir tirar partido destas dimensões e recentrar a suas características humanas naquilo em que é verdadeiramente singular – Decidir!

Uma Solução de Análise de Dados é relevante no momento em que são relacionadas as diferentes variáveis, de forma a antecipar uma determinada decisão.

Como aplicamos Inteligência Artificial e Humana no desenvolvimento de uma Solução de Análise de Dados para suportar uma decisão de negócio?

 

Uma Solução de Análise de Dados tem como base uma pergunta colocada, que pode ser desde:

  • Qual é a variável de um processo de fabrico que acentua a anomalia de um produto acabado?
  • Como conseguimos antecipar o impacto das condições climatéricas e melhorar a experiência do tempo de viagem de um passageiro?
  • Como detetamos operações suspeitas de branqueamento de capitais e financiamento de terrorismo?
  • Como acelero os meios de diagnóstico e antecipo o efeito de contágio de surto de novas infeções de vírus em pessoas?

Para garantir este tipo de respostas existem 3 fatores essenciais a existir numa Solução de Análise de Dados.

como-antecipar-decisoes-num-mundo-cada-vez-mais-turbulento

Fator 1: Explicabilidade como critério de seleção

Recorrendo a técnicas de processamento estatístico e/ou modelos de machine learning, somos capazes de modelar o comportamento dos diferentes fenómenos que acontecem durante a fase de formulação do problema.

A dificuldade está em selecionar o modelo que melhor serve os objetivos de resposta ao problema. Esses objetivos podem ter em conta critérios de precisão e explicabilidade.

Se queremos satisfazer exclusivamente objetivos de desempenho optamos por precisão, quando o critério é transparência ou impacto ético da decisão optamos pela explicabilidade.

Fator 2: Resposta inevitável ao imprevisto

A qualidade dos dados é condição essencial para que se consigam atingir resultados credíveis.

Atingir essa qualidade é uma posição quase utópica no seio das organizações que conhecemos. Num projeto real, surgem inúmeros imprevistos que podem e devem ser mitigados.

O domínio técnico sobre o ambiente tecnológico que auxilia o processo de recolha e tratamento dos dados e ter claras quais as fontes de informação a usar são a base para antecipar alguns obstáculos que surgem habitualmente. Ter selecionada a plataforma que auxilia à ingestão e governo dos dados mantendo consistente o dicionário e o glossário de dados da organização fazendo uso de processos de Data Quality e Data Management é fundamental para que o nível de suporte à decisão seja garantido.

Existe uma variedade grande de ferramentas no mercado vocacionadas para este tipo de trabalhos e a sua utilização exige um conhecimento específico das linguagens próprias de cada construtor de software.

Adequar o domínio sobre o expertise técnico exigido da utilização de cada plataforma e envolver todos os agentes responsáveis pelos repositórios da informação a usar é fundamental para garantir uma resposta adequada durante toda a fase de implementação de um projeto.

Fator 3: A arte de contar histórias através dos dados

Este tipo de projetos têm um predomínio técnico muito complexo e, por isso, necessitam de ser acompanhados em todo o seu ciclo de desenvolvimento com uma linguagem mais funcional, que vá traduzindo os resultados alcançados em impacto para o negócio.

É através de técnicas de Visual Storytelling em formatos gráficos, ou representação visual, que é possível realçar a informação útil para a tomada de decisão e explicar o impacto dos resultados no processo de negócio.

A utilização de técnicas de UX Design ajuda-nos a redesenhar a experiência e ligar todos os stakeholder em função dos resultados que são alcançados.

Antecipar as decisões de negócio tem um impacto direto no sucesso de uma empresa

A Axians, reconhecendo a necessidade de resposta aos desafios do mercado e a dificuldade que existe hoje na qualificação de profissionais no desenvolvimento de Soluções de Análise de dados, apostou na criação de um Centro de Analítica Avançada vocacionado a desenvolver um conjunto de práticas de trabalho Agile que possibilita cruzar múltiplas áreas de conhecimento específico no desenvolvimento de uma solução e aproximar todos os stakeholders durante o processo de mudança.

O nosso principal foco é diminuir as fronteiras entre as áreas de desenvolvimento e exploração das soluções e proteger o conhecimento especializado imprescindível à realização dos projetos, privilegiando:

  • Automatismos de práticas de trabalho;
  • Acesso a uma rede de colaboração entre os profissionais mais especializados;
  • Capacidade de comunicação com os demais profissionais que intervêm durante todo o ciclo de vida de exploração dos dados

Só assim é possível desafiar a capacidade humana a desenvolver processos de decisão cada vez mais rápidos e precisos que, se forem bem aproveitados, podem fazer toda a diferença no sucesso de uma empresa.