A Ana, a Carla e a Tamara fazem parte de uma nova geração de intraempreendedores que está a mudar o setor da Tecnologia – desde dentro.

O que têm em comum a Playstation, o Gmail o Happy Meal ou até os Post-its? Todos são produtos utilizados por milhões de pessoas, e todos foram fruto da criatividade e imaginação de um tipo muito especial de profissionais – os “intraempreendedores”.

Um intrapreneur (intraempreendedor) é alguém que age como um entrepreneur, ou seja, um empreendedor, mas dentro de uma empresa. São pessoas criativas e proativas, que definem o seu próprio papel – e que vão além do que está no descritivo de funções.

Não faltam exemplos, e alguns mudaram o mundo. O homem por detrás da Playstation, Ken Kutaragi, trabalhou durante meses em segredo na ideia de uma nova consola - e logo no sistema operativo do maior concorrente, a Nintendo. Quando foi descoberto, o CEO da Sony não o despediu. Em vez disso, promoveu-o à liderança de uma nova divisão de entretimento – a mesma que lançou as consolas e jogos que conquistaram legiões de fãs. Também o Gmail, Happy Meal ou os Post-its começaram assim, como soluções desenvolvidas in-house, numa espécie de empresa dentro da empresa.

Para que ideias como estas se tornem realidade, o entusiasmo, a paixão e a imaginação dos seus criadores são fundamentais – mas não são os únicos ingredientes. Em todos os casos, há uma cultura subjacente de intraempreendorismo que permite imaginar e criar, empresas e líderes que “institucionalizaram” a inovação como parte da sua cultura.

É o que acontece na Axians. Oferecer oportunidades de crescimento e apoiar os colaboradores numa cultura de iniciativa e inovação é o segredo da empresa para desbloquear as ideias mais criativas e criar um ambiente de trabalho positivo.

A Comunidade Project Xperience, por exemplo, permite aos gestores de projeto Tech Talent e de outras áreas da Axians partilharem informação prática para o dia-a-dia de forma simples. Permite saber o que se está a passar noutras áreas da empresa e facilita trocas de ideias da forma mais informal possível. É aquele espaço onde se partilha o “sabias que”, o “já viste isto”. Contribui para que a Axians seja um espaço de crescimento e é uma ferramenta indispensável.

Mas nem sempre foi assim – de facto, a comunidade não existia até há bem pouco tempo. Nasceu de uma ideia de uma colaboradora, a Carla, que a imaginou, criou e acompanhou todos os dias, até hoje. Pode não mudar o mundo da mesma forma que o Gmail ou a Playstation, mas plataformas como esta são o berço das grandes ideias. Quem sabe o que vai surgir a seguir?

A criação de um espírito intraempreendedor também passa pela inovação social. É o caso da Tamara, que inspira uma nova geração de mulheres em tecnologia. Nas horas vagas, organiza sessões gratuitas de mentoria Agile, uma abordagem de gestão de projetos e desenvolvimento de software, tanto para as colegas da Axians como para quem não tem relação com a empresa. Desde que começou, já ajudou várias mulheres a encontrar um novo papel como Scrum Master ou Agile Coach. Fê-lo para retribuir o apoio que recebeu quando estava a começar a sua carreira em Tecnologia. 

A Ana, quando foi colaboradora da Axians, também viveu esta cultura de intraempreendorismo na empresa, mas de uma forma totalmente diferente. Sempre pensou que tinha de escolher entre as suas duas áreas favoritas: matemática e programação. Para a Ana, intraempreender foi criar a sua própria função – a fusão dessas duas áreas. Fazer o que mais gosta é resolver os problemas no terreno, partilhar o conhecimento, conhecer pessoas muito diferentes e construir relacionamentos profundos. “Beneficiei de um ambiente realmente empreendedor para fazer algo totalmente novo.”

Fomentar uma cultura de criatividade, inovação e partilha de ideias é bom para as empresas e para os colaboradores. Se também gostavas de desenvolver as tuas ideias num entorno empreendedor onde podes experimentar, arriscar e fazer algo novo todos os dias, dá hoje o primeiro passo. Candidata-te a uma das vagas disponíveis.

 

Sobre a Ana, a Carla e a Tamara

Nesta história, destacamos apenas três exemplos de colaboradores Tech Talent, atuais ou passados. Pessoas que, todos os dias, lidam com projetos desafiantes que melhoram a forma como milhares de pessoas comunicam, interagem e inovam. Mas, mesmo assim, encontram forma de experimentar coisas novas, e seguir as suas paixões. Essa inquietude faz parte da sua personalidade, e na Axians encontraram espaço e apoio para desenvolver os seus projetos. As suas histórias são reais, e só o seu apelido foi ocultado por uma questão de privacidade.

 

Sobre a Axians

A Axians é a marca do grupo VINCI Energies dedicada à Transformação Digital das empresas portuguesas. Cultivamos uma relação de proximidade, e acreditamos que a tecnologia só faz sentido com um toque humano. Trabalhamos com algumas das maiores empresas nacionais em projetos de cibersegurança, redes empresariais, infraestrutura digital e novas soluções inteligentes.

Sabemos que a liderança de uma organização é fundamental para a sua capacidade de inovar. Por isso, formamos todos os managers on-the-job, com um acompanhamento próximo, para que estejam atentos às circunstâncias pessoais de cada colaborador. E sabemos também que é preciso estar no espaço mental certo para criar. Por isso, todos os colaboradores têm acesso a consultas de psicologia grátis e ao direito a desconetar das comunicações.

 

Como te podes candidatar

Na Axians, estamos sempre à procura de pessoas com talento e motivação. Se achas que tens o que é preciso, estas são duas vagas que te podem interessar:

  • DevOps Developer: se tens interesse numa cultura de integração e implementação continua, esta vaga é ideal para ti.

  • Junior_Técnico de FTTH: gostas da vertente técnica e tens um especial interesse em fibra ótica? Temos a oportunidade certa para ti.

  • Azure Virtual Desktop: se tens interesse num projeto inovador, desafiante e ambicioso, esta vaga é para ti.

 

VER POSIÇÕES DISPONÍVEIS