Mudar de cidade para agarrar uma nova oportunidade profissional é uma das decisões mais importantes que um profissional pode tomar. Será que compensa?

A ilha de S. Miguel nos Açores é um local mágico, onde a natureza impressiona e o tempo parece parar. Deixar um sítio assim por trabalho não é uma decisão fácil - mas as oportunidades que valem a pena raramente estão ao virar da esquina. Pode ser preciso viajar milhares de quilómetros, ou até cruzar um oceano, para as encontrar.

Foi o caso do Filipe. Durante os primeiros 15 anos de carreira, esteve nos Açores, onde trabalhou em várias empresas em Tecnologia. Com uma família a crescer, nunca considerou seriamente mudar de cidade para evoluir na carreira. Mas a chegada da pandemia mudou-lhe os planos. “Com 39 anos, era agora ou nunca.” Encontrou uma oportunidade no continente e nas duas semanas seguintes a tranquilidade dos Açores despareceu: teve de encontrar casa em Famalicão, cidade onde nunca tinha estado, tratar da mudança e conhecer uma equipa nova.

Perante uma decisão assim, é tentador listar prós e contras: de um lado, o aumento salarial, a oportunidade profissional. Do outro, o impacto familiar, a perda de networking. Mas os fatores são tantos que é fácil descartar ou adiar a decisão. Só que em muitos casos, mudar compensa.

Num estudo recente a mais de 3.000 profissionais, cerca de 70% refere que mudar de cidade permitiu aproveitar novas experiências, dentro e fora do escritório. Tal como o Filipe, sentem que foi fundamental para evoluir na carreira. “Cresci mais em 6 meses do que julgava possível em dois anos”. As coisas correram tão bem que, passados alguns meses, já instalado e satisfeito na nova função, não hesitou em mudar novamente de cidade, desta vez para abraçar um desafio numa das maiores tecnológicas mundiais. É um sentimento comum: o mesmo estudo mostra que 8 em cada 10 profissionais que mudam de cidade por trabalho gostavam de o voltar a fazer.

Não são precisos muitos relatórios para saber que, se mudar de trabalho é sempre complicado, quando envolve também uma mudança de geografia é ainda mais difícil. Mas pode ser uma fantástica oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Nem todos nascemos numa grande capital, ou num hub fervilhante de ideias. Mudar de cidade equilibra a balança das oportunidades, abre novas perspetivas de carreira e dá acesso a novas conexões na área. Aumenta a proximidade com uma comunidade que se valoriza, e cria oportunidades para um salário superior.

Mesmo quando a maioria do trabalho é remoto, a possibilidade de estar com colegas e partilhar as vicissitudes da vida profissional é essencial para a saúde mental. A proximidade com pessoas “na mesma página” gera o tipo de contacto, muitas vezes informal e não planeado, a partir do qual nascem as grandes ideias.

Casos como o do Filipe não são assim tão difíceis de encontrar na Axians. Também o Álvaro mudou de cidade – e até de país. Mesmo o longo processo burocrático não o impediu de vir do Brasil para Portugal. Até porque contou com a ajuda da Axians ao longo de cada etapa.

Na Axians, as pessoas são encorajadas a experimentar algo diferente, a testar e a descobrir por si o que funciona no seu caso particular. Quando evoluir significa mudar de cidade, é possível levantar a mão para agarrar a oportunidade num local novo. Quando significa rever as funções para crescer noutro papel, também. Quando um determinado projeto já não apresenta os desafios de outros tempos, o conselho honesto dos managers é sempre o mesmo: mudar faz bem.

Se também gostavas de trabalhar em Tecnologia num ambiente totalmente novo, que te desafie com experiências profissionais e pessoais, talvez uma mudança seja o passo certo para ti. Descobre as vagas que temos disponíveis em Lisboa e no Porto. Candidata-te a uma das vagas disponíveis.

 

Sobre o Filipe e o Álvaro

O Filipe e o Álvaro são colaboradores Axians Tech Talent - o Filipe é Engenheiro de Cibersegurança e o Álvaro, enquanto esteve na Axians, foi responsável pela gestão de equipas de apoio técnico. Ambos sentiram necessidade de mudar de cidade para seguirem a carreira que escolheram, e são os primeiros a incentivar outros a seguir-lhes as pisadas. As suas histórias são reais, apenas o apelido é ocultado por uma questão de privacidade.

 

Sobre a Axians

A Axians é a marca do grupo VINCI Energies dedicada à Transformação Digital das empresas portuguesas. Cultivamos uma relação de proximidade, e acreditamos que a tecnologia só faz sentido com um toque humano. Trabalhamos com algumas das maiores empresas nacionais em projetos de cibersegurança, redes empresariais, infraestrutura digital e novas soluções inteligentes.

 

Mas vemos para além do trabalho. Também financiamos projetos apadrinhados pelos nossos colaboradores, e que atuem em quatro áreas de intervenção social: empregabilidade, inclusão social pela via da habitação, mobilidade solidária e atuação em bairros prioritários. Estamos a recrutar e queremos contar contigo.

 

Como te podes candidatar

Na Axians, estamos sempre à procura de pessoas com talento e motivação. Se achas que tens o que é preciso, estas são duas vagas que te podem interessar:

 

 

 

VER POSIÇÕES DISPONÍVEIS