O pedido que fez à empresa era mais do que razoável. Ouvir um “não” foi uma surpresa – que continua a lhe dar força até hoje. Esta é a história do Miguel @Axians.

Antecipar os movimentos do adversário, surpreender e não ser surpreendido. No judo de alta competição, isto era o que permitia ao Miguel estar preparado para qualquer reviravolta.

Mas há reviravoltas mais difíceis do que outras. E algumas surpresas o Miguel não conseguiu evitar.

Quando estava há apenas 3 meses na Axians, descobriu que sofria de uma doença grave. O judo, e qualquer forma de desporto, foi dos primeiros sacrifícios que teve de fazer. Fora do tatame lutou para manter a vida profissional o mais equilibrada possível – enquanto pôde.

À medida que a doença se tornava mais incapacitante, começou a sentir que não devolvia o que a empresa investia nele. Não queria ser um peso. Só que – e esta foi a segunda surpresa – o seu manager tinha uma opinião diferente.

Disse-lhe que a prioridade era a recuperação, o trabalho vinha depois. Pediu-lhe para não colocar mais pressão em cima de si próprio e pensar com calma. Durante algum tempo, foi o que o Miguel fez.

Mas quando a doença piorou ao ponto de não o deixar bem consigo mesmo, e ainda menos com as pessoas à volta, fez o que parecia mais honesto: enviou a sua carta de demissão.

A resposta veio dias depois – de uma pessoa com quem nunca tinha falado.

Era uma colega da área de People. Tinha recebido a carta, sabia o que se passava e a resposta era não: o seu manager e a área de People não iam deixar que o Miguel se demitisse. Quando lhes perguntou porquê, a explicação foi simples: estamos juntos, nos bons e maus momentos.

Reforçaram – com ainda mais ênfase – o que o seu manager já lhe tinha dito. Encorajaram-no a continuar a lutar. A continuar a ser o pai que passa aos filhos a paixão pelo desporto. O profissional capaz de responder pelos Sistemas de Informação numa das maiores organizações de Portugal. E que até a surpreendeu – e a si próprio – com um talento desconhecido, quando criou um novo hino para a empresa, num dos eventos com a equipa.

Hoje, a luta do Miguel ainda não terminou. Mas a sua atitude é a mesma que lhe trouxe títulos no desporto e reconhecimento na vida profissional. Até já faz planos para uma viagem ao deserto em família, para aproveitar ao máximo a simplicidade da vida.

Quando fala da Axians aos amigos e à família, o Miguel não refere projetos nem clientes. Fala de pessoas, situações, episódios – como aquele em que foi surpreendido com um não. É uma empresa, explica, em que as pessoas vêm mesmo primeiro. Não é um slogan: são mesmo assim as histórias @Axians.

E tu? Gostavas de trabalhar numa empresa que te desafia enquanto profissional, e tem este nível de cuidado e respeito por ti enquanto pessoa? Candidata-te a uma das vagas em aberto.

 

Sobre o Miguel

Enquanto colaborador Tech Talent, o Miguel geriu uma equipa de Apoio Técnico numa das maiores organizações nacionais. Foi o resultado de uma carreira de 20 anos em tecnologia, incluindo em algumas das empresas pioneiras nas melhores práticas de RH – entre as quais, na sua avaliação, o destaque vai para a Axians. Agora, continua o seu percurso e a combater a doença com toda a energia. Já não está na Axians, mas não quis deixar de partilhar o seu testemunho com quem está à procura de uma nova oportunidade profissional. Por uma questão de confidencialidade, não divulgamos o seu apelido.

 

Sobre a Axians

A Axians é uma marca do grupo VINCI Energies, dedicada à Transformação Digital das empresas portuguesas. Cultivamos uma relação de proximidade, e acreditamos que a tecnologia só faz sentido com um toque humano. Trabalhamos com algumas das maiores empresas nacionais em projetos de cibersegurança, redes empresariais, infraestrutura digital e novas soluções inteligentes.

Mas vemos para além do trabalho. Também financiamos projetos apadrinhados pelos nossos colaboradores, e que atuem em quatro áreas de intervenção social: empregabilidade, inclusão social pela via da habitação, mobilidade solidária e atuação em bairros prioritários. Estamos a recrutar e queremos contar contigo.

 

Como te podes candidatar

Na Axians, estamos sempre à procura de pessoas com talento e motivação. Se achas que tens o que é preciso, estas são três vagas que te podem interessar:

 

 

 

Há muitas outras vagas para developers em Lisboa e no Porto.

 

VER POSIÇÕES DISPONÍVEIS