Não se mede em euros e não paga contas. Mas é fundamental. Ao escolher um lugar para trabalhar, quanto vale o salário emocional?

Quando lhe perguntam se trocaria de emprego para receber mais, o João não hesita. Se fosse só por isso não mudava, mesmo que lhe oferecessem o dobro. Tudo por algo que não é aceite na caixa do supermercado.

É o chamado salário emocional: a compensação não financeira do trabalho. Motiva, aumenta os níveis de conforto, satisfação e bem-estar e leva ao desenvolvimento pessoal e profissional. Não substitui o salário tradicional, complementa-o.

O salário emocional é diferente para cada um. Para alguns, o aspeto mais importante pode ser a oportunidade de conhecer pessoas interessantes, enquanto para outros pode ser a oportunidade de se tornar um especialista na sua área ou aplicar a sua criatividade com autonomia. Se uns valorizam horários flexíveis, outros dão mais valor à cultura que se respira na empresa. Para o identificar, basta perguntar de que se sentiria mais falta se mudasse de emprego hoje, excluindo o dinheiro.

Para o João, gestor de projeto em tecnologia na equipa Tech Talent, da Axians, “salário emocional é tudo o que nos ajuda e que não é dinheiro.” Não é o único a pensar assim. Cada vez mais profissionais valorizam a autonomia, o sentimento de pertença, o orgulho em trabalhar em algo impactante, a inspiração, o espírito de equipa. Mais de 9 em cada 10 pessoas trocavam uma percentagem dos seus rendimentos por um melhor salário emocional.

A importância do salário emocional, tanto para as pessoas como para as empresas, não podia ser mais evidente. Num estudo recente, 97% de quem refere ter um elevado salário emocional diz sentir-se mais motivado e próximo da empresa. A produtividade? O mesmo estudo mostra que um bom salário emocional pode fazer com que se ganhe uma semana de trabalho a cada mês, um aumento na ordem dos 30%. Números que não surpreendem o João. “Os colaboradores estão disponíveis para a empresa, tal como a empresa está disponível para nós”.

Este salário pode tomar várias formas, incluindo uma das que mais se fala atualmente: a flexibilidade. Aqui incluem-se o trabalho remoto, semanas de 4 dias, espaços de trabalho híbridos. E não há dúvida de que ter estas opções é essencial para adaptar as rotinas às circunstâncias individuais - mas o salário emocional vai muito para além disto.

A formação é uma das vertentes que o João mais destaca. A possibilidade de estar envolvido em projetos desafiantes e as partilhas entre colegas a passar pelo mesmo fazem a diferença. Para isso, no seu caso, muito contribui a comunidade Project Xperience, que permite aos gestores de projeto como ele partilharem informação prática para o dia-a-dia de forma simples.

Outro fator que também não cabe no recibo de vencimento é a resposta aos momentos difíceis. Quando outro colaborador Tech Talent, o Miguel, descobriu que sofria de uma doença grave que o impedia de trabalhar, fez o que lhe parecia mais honesto: enviou a sua carta de demissão. A resposta do seu manager chegou dias depois: não ia deixar que se demitisse. Quando lhe perguntou porquê, a explicação foi simples: estamos juntos, nos bons e maus momentos.

E como se quantifica a preocupação com a saúde mental? Na Axians, há consultas de psicologia grátis para dar apoio profissional a quem precisa. Mas, acima de tudo, há uma cultura de entreajuda que permite perceber quando alguém não está bem e precisa dos colegas. É o que fazem pessoas como a Joana, Gestora de Felicidade na empresa. O seu papel? Ajudar cada colaborador Tech Talent a atingir o seu máximo potencial – a nível pessoal e profissional – graças a um enorme trabalho em equipa. Para isso, preparam grandes eventos nos principais momentos do ano, além de ações no dia-a-dia para promover o bem-estar e celebrar as grandes e pequenas vitórias de cada um.

Outra componente do salário emocional é a possibilidade de retribuir à sociedade, de ajudar pessoas. Este é um dos fatores mais importantes para o Rafael, também parte da área de Tech Talent da Axians. Com a sua equipa, participou num pequeno jogo de teambuiliding interno. O prémio surpreendeu-o: era um cheque solidário, para apoiar uma insituição que ele e os seus colegas escolhessem. A escolha recaiu sobre a Academia do Johnson, que promove o desporto, o desenvolvimento e a integração social de jovens e crianças. O Rafael voluntariou-se para ir entregar o cheque e conhecer as pessoas da insituição. Foi o início de uma relação que mantém até hoje.

Este é apenas um exemplo da responsablidade social na  Axians, que financia projetos apadrinhados pelos colaboradores em quatro áreas de intervenção:
empregabilidade, inclusão social pela via da habitação, mobilidade solidária e atuação em bairros prioritários.

Para as famílias, a Axians tem beneficios flexíveis nos âmbitos da edução, saúde, mobilidade, etc. “Este é um dever das empresas, que, pela sua dimensão, têm uma enorme responsabilidade social”, resume o João.

Na Axians, o salário monetário é importante (como não seria?), mas há outros valores. A transparência mesmo nos assuntos mais delicados, por exemplo, ou tratar as pessoas como pessoas mesmo quando a pressão dos projetos aumenta. Não são conceitos teóricos, são atitudes práticas e do dia-a-dia. Também gostavas de trabalhar num ambiente assim? Candidata-te a uma das vagas disponíveis.

 

Sobre a Axians

A Axians é a marca do grupo VINCI Energies dedicada à Transformação Digital das empresas portuguesas. Cultivamos uma relação de proximidade, e acreditamos que a tecnologia só faz sentido com um toque humano. Trabalhamos com algumas das maiores empresas nacionais em projetos de cibersegurança, redes empresariais, infraestrutura digital e novas soluções inteligentes.

Sabemos que o salário é fundamental para qualquer profissional – e também sabemos que tem várias componentes e que nem todas são depositadas na conta bancária ao final do mês. Por isso, apostamos no salário emocional, e em criar condições de autonomia, bem-estar, motivação e desafios estimulantes para todos.

 

Sobre o João e o Rafael

O João e o Rafael fazem parte da equipa Tech Talent, na Axians. Com uma longa carreira em Tecnologia, já viram realidades muito distintas. Nas suas funções atuais, gerem alterações, e resolvem problemas para algumas das maiores empresas nacionais. Entre os aspetos que mais valorizam no seu trabalho destacam o ambiente que se vive na Axians, a cultura de entreajuda e os projetos desafiantes – numa palavra, o salário emocional –, e não quiseram deixar de partilhar a sua perspetiva com o mundo.

 

Como te podes candidatar

Na Axians, estamos sempre à procura de pessoas com talento e motivação. Se achas que tens o que é preciso, estas são vagas que te podem interessar:


  •  ADMINISTRADOR DE SISTEMAS SAGE: tens experiência em suporte a Software de Gestão Sage, Servidores, Redes e equipamentos informáticos? Então esta vaga é ideal para ti!

  •  GESTOR DE PRODUTO: queres trabalhar para um projeto internacional e tens experiência como gestor de produto? Então fala connosco, temos um projeto para ti.

 

VER POSIÇÕES DISPONÍVEIS