A 17 de maio, celebramos o Dia da Internet, uma data que nos convida a ponderar e refletir sobre o impacto profundo que esta invenção revolucionária tem no nosso quotidiano. Vivemos numa era em que o avanço tecnológico é tão rotineiro, que frequentemente não percebemos o seu verdadeiro impacto. Afinal, qual é a importância da internet na sociedade?

Origens e evolução da Internet

axians-o-impacto-da-internet-na-nossa-sociedadeAo “olharmos para o retrovisor”, observamos que a Internet teve início na década de 60, de forma a dar resposta à necessidade de investigadores governamentais partilharem informações, impulsionada pelo desenvolvimento da Guerra Fria, entre os Estados Unidos e a União Soviética.

O lançamento do satélite Sputnik, pela União Soviética, levou o Departamento de Defesa dos EUA a procurar formas de disseminar informação, mesmo após um ataque nuclear, o que levou à criação da ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), precursora da atual Internet.

A ARPANET foi bem-sucedida, mas o seu uso estava limitado a certas organizações académicas e de investigação com contratos com o Departamento de Defesa. À medida que as redes de computadores se multiplicavam, integrá-las numa única “Internet” global tornou-se um desafio, devido ao modo de comunicação baseado em comutação de pacotes utilizado na época.

A transformação da internet através do TCP/IP

tcp-axians-o-impacto-da-internet-na-nossa-sociedadeNo final dos anos 70, o cientista informático e visionário Vinton Cerf começou a resolver este problema ao desenvolver uma forma de os computadores de todas as “minirredes” mundiais comunicarem entre si, criando o “Transmission Control Protocol”, ou TCP (mais tarde complementada com o “Internet Protocol”) ao transformar a Internet numa rede global.

Durante a década de 80, investigadores e cientistas usaram-na para transferir ficheiros e dados. Contudo, em 1991, a Internet teve uma nova transformação com a introdução da World Wide Web por Tim Berners-Lee. Passou a ser uma rede de informação acessível a qualquer um (na Internet), e não apenas uma forma de transferir ficheiros de um lugar para outro.

Embora pareça que não foi há tanto tempo, atualmente raramente nos lembramos de como era o mundo antes de estarmos todos conectados. A internet é hoje muito mais do que um meio de comunicação.

E só nos apercebemos disso quando ficamos sem acesso aos dados nos dispositivos móveis ou acesso à rede. Como sofremos nessas ocasiões! É nesses momentos que tomamos consciência de como a Internet impactou e tem transformado as nossas vidas.

Tecnologia e Sociedade: a era da conectividade e os seus desafios

conectividade-axians-o-impacto-da-internet-na-nossa-sociedadeOs avanços tecnológicos, como a fibra ótica, as redes 5G e o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT), são apenas alguns exemplos de como a infraestrutura de telecomunicações tem evoluído, para suportar um volume crescente de dados e uma necessidade por conectividade mais rápida e estável.

O Dia da Internet não serve apenas o propósito de celebrar a data, mas para relembrar a importância da inclusão digital na nossa sociedade e para debater questões dos desafios que esta revolução tecnológica trouxe. Como, por exemplo, questões como a cibersegurança, a privacidade de dados e a ética digital.

É uma oportunidade para olhar para o futuro com a esperança de inovarmos e continuarmos a trabalhar na construção de uma sociedade global e verdadeiramente conectada e informada.

É importante reconhecer e agradecer a todos os profissionais que contribuem para o desenvolvimento e manutenção da Internet, sejam eles engenheiros, programadores ou especialistas de telecomunicações.

Portanto, nesta data celebremos não apenas a tecnologia, mas a comunidade que a sustenta. Porque quando falamos do impacto da internet na nossa sociedade, temos de reconhecer a revolução e o poder transformador que tem nas nossas vidas.