Estas são as histórias reais de 3 profissionais de IT que puseram o seu bem-estar psicológico primeiro. Agora, quebram o tabu à volta da saúde mental para ajudar outros.

 

Não faltam definições de saúde mental. O Hugo conhece a que viveu na prática, quando começou um novo projeto de grandes dimensões e visibilidade na Axians. A princípio, para tentar acompanhar, passou noites em claro a absorver o que podia. Mas quanto mais se esforçava, mais sentia a pressão a acumular – até decidir pedir ajuda. O seu manager encarou o pedido com normalidade: afinal, como não ter dúvidas num projeto assim? Como não precisar de apoio e tempo para processar?

Esta forma de encarar a situação foi essencial para que o Hugo recuperasse a confiança e, poucas semanas depois, estava a liderar o projeto com confiança e auto-estima. Desta forma, o Hugo foi capaz de continuar a trabalhar com serenidade e de evoluir profissionalmente.

Afinal, o que é a saúde mental? É muito mais do que a ausência de doença - é uma sensação de bem-estar emocional, psicológico e social. Influencia a forma como lidamos com o stress, fazemos escolhas e até como nos relacionamos com os outros. É essencial para um bom desempenho, para o crescimento, para o equilíbrio pessoal e profissional, para a criatividade e inovação.

A definição de saúde mental pode ser complexa, mas a de empatia e gestão emocional não podiam ser mais diretas: é ter a capacidade de se colocar na posição do outro – algo que os managers na Axians sabem fazer naturalmente.

Este cuidado permite que as pessoas realizem o seu potencial, lidem melhor com as tensões da vida, sejam mais produtivas e tenham um maior contributo para a sociedade. Numa palavra, que sejam mais felizes.

Esta foi a prioridade do André quando decidiu mudar de emprego. Aceitou uma primeira oferta, mas rapidamente se apercebeu que não estava a ter o impacto que tinha imaginado. A situação chegou ao ponto de lhe afetar a confiança e impedia-o de estar ao melhor nível – a nível pessoal e profissional. Até que decidiu averiguar se uma vaga que tinha ponderado em tempos, na Axians, ainda estaria disponível. Estava, mas o recrutador que tinha à sua frente não lhe vendeu promessas - percebeu o momento de dúvida em que se encontrava, e ajudou-o calmamente a decidir se seria esse o passo mais indicado para a sua carreira.

Com a ajuda do recrutador, o André acabou mesmo por se juntar à Axians e integrar a equipa Tech Talent. Acabou por ser o passo que precisava na carreira, e permitiu que participe em projetos de maior visibilidade onde pode aproveitar todo o seu potencial – algo essencial ao bem-estar emocional. Este tipo de apoio personalizado só é possível numa cultura de decidir sem pressas, com o cuidado de tratar as pessoas como pessoas e guiar os profissionais para que aproveitem da melhor forma os seus talentos.

Casos como estes mostram bem a importância da saúde mental para pessoas e empresas. O que é particularmente verdade em Portugal: o país da EU onde mais trabalhadores sofrem ou correm o risco de vir a sofrer de burnout. No nosso país, onde as baixas por stress ultrapassam os 6 dias por ano, apenas 10% das organizações possuem procedimentos para lidar com problemas relacionados com saúde mental.

O ambiente de trabalho – onde passamos a maior parte do nosso tempo – tem uma enorme influência neste estado de coisas. As longas jornadas, os salários baixos, a falta de condições ou a incerteza quanto ao futuro são alguns dos fatores que geram maior stress. A isto somam-se chefias pouco preparadas para a gestão emocional, expectativas irrealistas ou projetos com prazos impossíveis – para não falar de circunstâncias pessoais genéticas, de doença ou até histórico familiar.

O problema é agravado pela falta de clareza em torno de muitos dos conceitos de saúde mental – stress, ansiedade, burnout – e do que é ou não normal. Sentir algum stress num projeto desafiante é expectável, e pode até ser essencial ao crescimento pessoal e profissional. No entanto, a partir de certo nível, é contraproducente e perigoso.

A Marisa sentiu na prática a diferença que um ambiente de trabalho bem preparado pode fazer: na empresa em que estava antes de chegar à Axians, um simples pedido de esclarecimento podia ficar meses sem resposta. Sentia que pagava para trabalhar: pagava com horas extras ou com noites perdidas a pensar como chegar ao fim do mês. Só quando mudou de emprego para uma realidade em que as perguntas eram respondidas abertamente e sem medo é que pôde respirar fundo.

Este contexto de incerteza, falta de controlo e imprevisibilidade afetaria a estabilidade psicológica de qualquer um. Mas situações como estas são infelizmente ainda habituais – algo que deveria ajudar a eliminar o estigma que se mantém associado à saúde mental. Esta é uma pandemia silenciosa, que não é abordada no contexto laboral da mesma forma que os problemas físicos. Isto dificulta não só a identificação dos problemas, mas também a forma como se lida com eles. Situações de risco para a saúde mental acontecem em qualquer empresa – mas a forma como se reage (e previne) é muito diferente.

Na Axians, a preocupação com a saúde mental é mais do que um objetivo etéreo, uma missão individual ou uma mentalidade de se “manter positivo”. É vivida na prática e de diferentes formas. Há uma preocupação com a prevenção, e em dar as condições que permitam evitar situações extremas como o burnout que tantas pessoas afeta em Portugal. É o que faz, por exemplo, a Joana e toda a equipa de managers e team leaders que trabalham numa área que há poucos anos não existia no país – a gestão de felicidade. Trabalham em conjunto para proporcionar um ambiente saudável à comunidade Tech Talent, na Axians.

Fazem-no através de grandes eventos nos principais momentos do ano, mas também ações no dia-a-dia para promover o bem-estar. Promovem iniciativas para que as pessoas se possam conhecer a um nível pessoal, mesmo que trabalhem em diferentes projetos. Enviam pequenos “mimos” sempre que há algo que vale a pena celebrar e estão disponíveis para ouvir e encontrar formas de melhorar o ambiente.

Não são os únicos na empresa a trabalhar para criar um ambiente que coloca a saúde mental no centro da ação. Todos os líderes e gestores são formados através de um processo colaborativo e de constante acompanhamento, em que os desafios vão sendo colocados e as funções vão crescendo em função da evolução de cada um.

E, depois, há as coisas mais simples, mas tantas vezes “esquecidas”. Não se enviam emails aos fins de semana. Fora do horário de expediente, não se trocam mensagens de trabalho. Estas medidas foram implementadas na área de Tech Talent após inputs dados por vários colegas durante a Safety Week, evento que ocorre anualmente no Grupo VINCI, do qual a Axians faz parte.

Mas, mesmo com todos os cuidados, os problemas acontecem. E, nessas situações, é preciso ter um plano B. Na Axians, há consultas de psicologia grátis para dar apoio profissional a quem precisa. Há uma cultura de entreajuda que permite perceber quando alguém não está bem e precisa dos colegas. E a flexibilidade para adaptar as rotinas às circunstâncias individuais.

A saúde mental é fundamental para a satisfação pessoal e para a felicidade de cada um. Se gostavas de trabalhar num ambiente que coloca o bem-estar das pessoas em primeiro lugar, vê as vagas que temos disponíveis.

 

Sobre a Axians

A Axians é a marca do grupo VINCI Energies dedicada à Transformação Digital das empresas portuguesas. Cultivamos uma relação de proximidade, e acreditamos que a tecnologia só faz sentido com um toque humano. Trabalhamos com algumas das maiores empresas nacionais em projetos de cibersegurança, redes empresariais, infraestrutura digital e novas soluções inteligentes.

Sabemos que a liderança de uma organização é fundamental para a saúde mental dos colaboradores. Por isso, formamos todos os managers on-the-job, com um acompanhamento próximo, para que estejam atentos às circunstâncias pessoais de cada colaborador. Todas as pessoas têm acesso a consultas de psicologia grátis e ao direito a desconetar das comunicações, para que possam estar no espaço mental mais adequado.

 

Sobre a Marisa, o Hugo e o André

Nesta história, destacamos apenas três exemplos de colaboradores Tech Talent, atuais ou passados. Pessoas que integram projetos desafiantes que melhoram a forma como milhares de pessoas comunicam, interagem, inovam. A certo momento, por uma ou outra razão, perceberam que não estavam no seu melhor e pediram ajuda. A resposta que receberam foi determinante para o seu bem-estar psicológico e para evoluir na carreira. As suas histórias são reais e só o seu apelido foi ocultado por uma questão de privacidade.

 

Como te podes candidatar

Na Axians, estamos sempre à procura de pessoas com talento e motivação. Se achas que tens o que é preciso, estas são vagas que te podem interessar:

  • Senior_Integrador Tester: és da área de redes e adoras testes? Temos a oportunidade certa para ti.

  • IT Business Analyst: gostas de trabalhar com COBOL e procuras uma nova experiência? Então esta oportunidade está à tua espera.

  • DevOps: procuras um novo desafio enquanto DevOps e experiência com metodologias Agile?  Candidata-te!

     


VER POSIÇÕES DISPONÍVEIS