De um ponto de vista financeiro, a maior vantagem do Network as a Service é a infraestrutura não ter de ser pré-financiada. A expressão do momento para isto é “de CapEx para OpEx”, ou seja, converte o investimento inicial, para despesas operacionais, não descapitalizando a empresa em termos de cash flows. Mas há muitas outras vantagens financeiras.

“Se considerar apenas os custos diretos de uma rede, adquirir o seu próprio equipamento poderá parecer, à primeira vista, a opção mais económica”, diz Nuno Caldeirinha, CFO da Axians. Neste testemunho, aborda três custos de rede imprevistos com base nas vantagens do NaaS. “São os custos escondidos que fazem a diferença.” 

1. Elaboração de orçamento e administração mais eficientes

Manter o registo do equipamento e da respetiva conformidade implica tempo. Quanto maior a empresa, mais difícil é estimar que custos são alocados para a substituição e a manutenção. As empresas têm vários contratos individuais com fornecedores e os ciclos de vida dos componentes de hardware variam consideravelmente.

Em vez de uma rede com vários tipos de componentes diferentes, o NaaS oferece uma solução global que inclui todos os elementos da infraestrutura de rede. Os contratos com fornecedores são consolidados em apenas um fornecedor de hardware e as configurações são uniformizadas pela infraestrutura de rede. Por este serviço, é pago uma taxa fixa e recorrente por cada localização. “Ao aumentar ou reduzir a capacidade, as consequências conhecem-se a priori”, diz Nuno Caldeirinha. “Sabe-se exatamente os custos de uma expansão, sem surpresas futuras.”

Ao adquirir uma solução Network as a Service, os custos são distribuídos ao longo da duração do contrato, permitindo realocar as verbas que seriam alocadas em hardware/software serem investidas em soluções com maior retorno. Segundo Nuno Caldeirinha, “não é rentável colocar a infraestrutura na folha de balanço, uma vez que a mesma desvaloriza ao longo do tempo. É por esta razão que muitas empresas optam pelo aluguer de viaturas”.

2. Competência e conhecimento especializado

Para garantir a disponibilidade da rede 24/7 são necessários pelo menos três recursos. Na prática este número aumenta quase para o dobro. O recrutamento, formação e retenção de recursos demora tempo e é dispendiosa.

Esta rúbrica costuma ser esquecida no que respeita aos custos relacionados com a rede. Pode ler mais acerca deste tópico no capítulo 3 deste documento. “Subcontratação da rede: o que acontecerá aos meus colaboradores?” com Sofia Perpétuo, Manager de RH na Axians.

Nuno Caldeirinha afirma: “Vemos muitas vezes que não é o financiamento da rede que tem o maior impacto no preço total, mas o facto de o trabalho ser ou não subcontratado a especialistas.” A Axians conta com uma vasta carteira de técnicos especializados com elevada formação, prontos para irem ao encontro de múltiplos clientes. “Se olharmos para o ritmo a que a inovação acontece, ficar parado significa retroceder. Questões de há uns anos poderão já não ser relevantes no próximo. Os avanços tecnológicos acontecem a um ritmo acelerado, pelo que o investimento na formação cresceu significativamente.”

É este conhecimento especializado que se tem tornado cada vez mais importante à medida que as tecnologias ficam mais complexas.

3. Menor risco exposição da marca

Outro custo frequentemente esquecido é a consequência de uma falha ou pior se a falha estiver relacionada com cibercrime. Nuno Caldeirinha indica: “Uma falha de segurança pode originar avultados prejuízos para a empresa. Hoje, o roubo de dados numa grande empresa é manchete nos meios de comunicação.” Se subcontratar a sua rede a uma empresa profissional, esta garante que ela estará sempre atualizada e equipada com a última tecnologia. Desta forma, é possível manter em permanência o bom estado da sua infraestrutura de rede. O NaaS oferece estas vantagens.

Este artigo é o terceiro de uma série de cinco publicações sobre as vantagens de Network as a Service (NaaS) para toda a empresa. Deseja saber mais sobre o que isto pode trazer à sua empresa? Continue a seguir-nos para acompanhar toda a série de artigos. Network as a Service é mais do que apenas pré-financiar a sua rede. Esta solução simplifica a sua gestão, oferece o conhecimento de especialistas e garante que a sua rede está sempre atualizada. Para mais informações sobre o ROI do NaaS, faça download do e-book: Orquestração: O IT Manager como administrador da rede.

mockup-o-it-manager-como-administrador-da-rede-1Saber mais