O João e a Eugénia decidiram mudar de carreira para Tecnologia. Agora, desafiam outros a fazer o mesmo.

O João trabalhou num ginásio e num restaurante antes de se reinventar no mundo da tecnologia. A Eugénia deixou para trás uma carreira de sucesso em Investigação. Estas são apenas algumas das stories @ Axians que mostram como mudar de carreira para abraçar um novo desafio pode ser um enorme passo em frente a nível profissional.

No entanto, profissionais como o João ou a Eugénia são a exceção. Embora em média um profissional tenha 12 trabalhos diferentes ao longo da vida, só 29% das pessoas faz uma mudança de carreira completa – como passar de Personal Trainer a Network Engineer.

Há barreiras evidentes, mas quando o destino é Tecnologia, a mudança compensa. De 2021 para 2022, os salários dos profissionais no setor tecnológico em Portugal cresceram 40% - mais do que em qualquer outro setor - o que faz desta uma das poucas áreas em contraciclo económico.

E o upgrade vai muito além do salário. Os profissionais nesta área sentem que são mais ouvidos do que os de outros setores, que têm um maior impacto na sociedade e que conseguem mais oportunidades de evolução na carreira. A maioria destaca ainda o aspeto humano da gestão e a importância de fazer parte de uma empresa cujos valores estão alinhados com os seus como grandes fatores de motivação. Em resumo, os trabalhadores no setor sentem-se felizes na sua carreira.

Foi exatamente isso que o João e a Eugénia encontraram na Axians.

Para a Eugénia, mudar de carreira significou deixar para trás 8 anos em Investigação, onde a dependência da próxima bolsa de estudo significava um estado de incerteza permanente. Na primeira entrevista na Axians, quando lhe perguntaram o que a tornava uma boa escolha, deu a única resposta possível: “nada”. Não tinha qualquer experiência nem competências técnicas.

No laboratório em que costumava trabalhar, os dias eram passados entre protocolos, fórmulas e artigos científicos – muito longe do dia-a-dia de um profissional de Tecnologia. Mas, mesmo assim, ficou com a vaga. A pessoa sentada à sua frente percebeu a resiliência, foco e rigor que tinham sido necessários para chegar até aqui - e intuiu até onde a poderiam levar.

O João teve um percurso totalmente diferente. Estudou desporto, trabalhou num ginásio e estava indeciso entre ser professor de Educação Física ou treinador de Basketball. Até que soube de uma Academia com um curso pós-laboral em Network Engineering.

Não esconde que, apesar do gosto pela área, o início foi difícil. Nos primeiros tempos, conciliou os estudos com o trabalho num bar. Não conhecia o mundo em que estava a entrar, os conceitos eram novos e, na altura, a formação era toda à distância. “Mas com o passar das semanas, parecia que tudo começava a fazer mais sentido e no final já me sentia confortável”. Ainda antes de terminar o curso, já começava uma nova carreira na Axians.

Durante meses, a formação era feita nas horas vagas do apoio técnico a algumas das maiores organizações nacionais. Até que, finalmente, conseguiu a certificação que procurava, e passou “dois anos espetaculares e intensos” na Axians. “Tomei a melhor decisão possível”.

Mudar de carreira para tecnologia implica sempre um esforço adicional e um grau de incerteza, sobretudo quando se tem responsabilidades profissionais e familiares. Mas exemplos como o do João e da Eugénia mostram que a mudança pode ser um portal para outra realidade – feliz, estável, realizada – principalmente com o apoio de uma organização e liderança dispostas a ajudar.

Na Axians estamos empenhados em dar aos profissionais as competências técnicas e humanas necessárias para o fazer – qualquer que seja o seu background anterior ou nível de formação.

A diversidade de oportunidades e o apoio dos managers ajudam a que esta transição seja um pouco mais fácil. Na Axians há dezenas de vagas disponíveis para muitos perfis e experiências. Por exemplo, podes tornar-te um programador e criar novos tipos de software ou produtos personalizados. Ou experimentar o mundo de Qualidade, para testar aplicações e garantir que funcionam o melhor possível. Ou recomeçar como Gestor de Projeto ou Analista de Dados. Se procuras algo tecnicamente mais complexo, podes ser Network Engineer ou Analista de Sistemas.

Os requisitos de formação variam muito e, em alguns casos, basta um mínimo de educação formal. Ao contrário de outras carreiras, que muitas vezes requerem vários anos de educação e formação, é possível obter muito do conhecimento e experiência em menos tempo, via cursos e academias de curta duração, e on-the-job.

Para ter sucesso em Tecnologia é essencial ser flexível e estar disposto a aprender coisas novas. Ajuda ter um gosto pela tecnologia, capacidade para resolver problemas de forma criativa e uma mente crítica. E se passado algum tempo concluíres que afinal uma carreira em tecnologia não é para ti? Muitas das competências adquiridas são transferíveis para outras realidades e na Axians é fácil mudar de papéis – seja com novos projetos ou mesmo outras áreas. Se ainda não tens a certeza do que quer fazer para o resto da vida, uma carreira em IT é garantia de flexibilidade no futuro.

Se gostas da ideia de um ambiente de trabalho acelerado e em constante mudança e de utilizar tecnologia para ajudar milhares de pessoas, na Axians não faltam formas de ter um impacto positivo. Envia a tua candidatura a uma das vagas abertas.

 

Sobre o João e a Eugénia

O João já foi e a Eugénia é colaboradora Tech Talent. Apesar de não terem formação formal em programação ou Tecnologia, viram o potencial do setor e decidiram recomeçar a sua carreira na Axians. Desde aí, participaram em projetos nas maiores organizações nacionais, com um papel decisivo nas comunicações de milhares de pessoas. As suas histórias são reais e apenas o seu apelido foi ocultado por motivos de privacidade.

 

Sobre a Axians

A Axians é a marca do grupo VINCI Energies dedicada à Transformação Digital das empresas portuguesas. Cultivamos uma relação de proximidade, e acreditamos que a tecnologia só faz sentido com um toque humano. Trabalhamos com algumas das maiores empresas nacionais em projetos de cibersegurança, redes empresariais, infraestrutura digital e novas soluções inteligentes.

Mas vemos para além do trabalho. Também financiamos projetos apadrinhados pelos nossos colaboradores, e que atuem em quatro áreas de intervenção social: empregabilidade, inclusão social pela via da habitação, mobilidade solidária e atuação em bairros prioritários. Estamos a recrutar e queremos contar contigo.

 

Como te podes candidatar

Na Axians, estamos sempre à procura de pessoas com talento e motivação. Se achas que tens o que é preciso, estas são três vagas que te podem interessar:

Há muitas outras vagas para developers em Lisboa e no Porto.

 

VER POSIÇÕES DISPONÍVEIS