A VINCI Energies, através da sua marca Axians – marca dedicada ao desafio da transformação digital – estabelece parceria com a ENSICOAssociação para o Ensino da Computaçãopara permitir que mais de 200 crianças e jovens possam frequentar aulas de computação durante o próximo ano letivo

O Dia Nacional do Estudante assinalado desde 1987 no dia 24 de março, surge como uma homenagem à educação como um direito basilar, aos novos modelos de ensino, e aos estudantes como pilares da sociedade. A parceria entre a VINCI Energies e a ENSICO aposta na literacia e na inclusão digital, promovendo o pensamento computacional junto de crianças e jovens, capacitando-os desde cedo para a resolução de desafios relevantes e complexos.

Pedro Afonso, CEO da VINCI Energies em Portugal, afirma que,

“Criar valor sustentável no longo prazo e ter impacto nas comunidades que tocamos, implica ação concreta. Esta parceria é um símbolo da transformação digital da nossa educação e, por essa via, da nossa sociedade. Numa era de transformação cognitiva, inovar na capacitação dos jovens desde tenra idade, parece-nos uma das fórmulas mais efetivas de transformar verdadeiramente a produtividade e o valor percebido do país. O futuro garante-se hoje, e, perante a aceleração dos tempos, precisamos definitivamente de apostar na formação da força de trabalho de Portugal, começando na escola, pelas crianças. Esperamos, com esta iniciativa, desenvolver uma sociedade mais inclusiva, contribuindo para construir uma marca-nação mais forte.”

AxiansEnsico1

 

A ENSICO defende o ensino da Computação para todos os estudantes do ensino Básico e Secundário. O objetivo é ensinar as crianças e os jovens a aprenderem e a estruturarem melhor os problemas, apostando na integração da computação com outros conhecimentos capitalizando na evolução do aluno. Pretende-se, em suma, ensinar a pensar, trabalhando o raciocínio por forma a que consigam enfrentar desafios complexos em todos os aspetos das suas vidas.

Luís Neves, presidente da ENSICO, refere que,

“É urgente colocar novos desafios e novas ambições perante as crianças e os jovens do século XXI sendo, por isso, tão importante o contributo da VINCI Energies – através da sua marca Axians – para a nossa missão e o seu envolvimento nas nossas iniciativas. Precisamos do contributo de todos para que mais alunos sejam presenteados com a magia da computação. O futuro das novas gerações está nas mãos de todos, sem exceção. Com parceiros como a Axians, continuaremos a trabalhar para que, a partir de 2025, o ensino da computação venha a fazer parte do ensino obrigatório em Portugal, alargando-o então a todas as escolas do território nacional e a todos os alunos do 1º ao 12º ano de escolaridade.”

A ENSICO é uma associação sem fins lucrativos e tem vindo a ensinar Computação desde 2020 através de aulas semanais lecionadas ao longo de todo o ano letivo. São já mais de 20 as escolas nacionais abrangidas nestes últimos três anos e mais de três mil os alunos envolvidos.