Nos dias de hoje, devemos ter por certo que a transformação digital está a revolucionar a forma como vivemos e como trabalhamos.

De facto, se olharmos à nossa volta, a transformação e a transição digital têm tido um impacto significativo no nosso dia a dia, impulsionando melhorias em várias áreas:

  • No acesso à informação;
  • Na forma como são prestados serviços;
  • Na facilidade em realizar compras online através do desenvolvimento e proliferação
  • do e-commerce;
  • Através do suporte à monitorização da saúde e à telemedicina;
  • Na possibilidade de trabalho remoto;
  • Na preocupação crescente com um mundo global mais sustentável.  

 

O contínuo avanço da tecnologia promete ainda mais inovação, promessa assente, também, num crescimento inclusivo e disponível para todos.

No entanto, para garantir o sucesso de todos os projetos de transformação digital que rodeiam as nossas vidas, é impreterível, incluir uma componente fundamental em todos eles, the master piece:  a gestão da mudança.

O que é Gestão da Mudança?

Antes de mergulharmos na sua importância, é essencial compreender este conceito. O que é afinal a gestão da mudança?

De forma sucinta, é uma metodologia assente num processo de planeamento, comunicação, implementação e avaliação de mudanças potenciadas pela transformação e transição digital.

No contexto empresarial, o grande objetivo da gestão da mudança organizacional, é garantir que todos os colaboradores compreendam, aceitem e adotem as novas tecnologias e processos, implementados para aumentar a competitividade das empresas e melhorar a rotina das suas pessoas.

Qual o papel da Gestão da Mudança na Transformação Digital?

axians-qual-o-papel-da-gestao-da-mudanca-na-transformacao-digital-1Nas organizações, a gestão da mudança é uma componente chave para que os projetos de transformação e transição digital sejam bem-sucedidos.

  • Através de programas adaptados e consistentes de gestão da mudança é possível:
  • Definir uma visão estratégica inclusiva;
  • Promover o envolvimento e a consequente aceitação dos colaboradores;
  • Definir planos de comunicação e capacitação adequados aos vários grupos impactados;
  • Potenciar um efetivo retorno no investimento.

 

Exploremos alguns pontos importantes:

1. Alinhamento da Mudança com os objetivos estratégicos da Organização

Tipicamente, a transformação digital surge em linha com os objetivos estratégicos de uma organização (alcançar maior eficiência, competitividade e em consequência satisfação do cliente, por exemplo).

Os programas de gestão da mudança ajudam a garantir que cada etapa do processo de transformação esteja em sintonia com os objetivos da organização e com as necessidades dos colaboradores, evitando desvios no foco do projeto e perda de valor humano e material.

2. Aceitação e envolvimento dos Colaboradores

axians-aceitacao-e-envolvimento-dos-colaboradores-1Os colaboradores são os principais impulsionadores do sucesso de qualquer projeto de transformação digital. Se não estiverem envolvidos e comprometidos com a mudança, é provável que resistam a todos os esforços corporativos para a transformação.

Uma gestão eficiente da mudança cria uma cultura de aceitação e entusiasmo, mostrando como a transformação e transição em curso conseguem beneficiar a rotina de cada um e da Organização como um todo.

3. Redução da resistência à Mudança

A mudança pode ser assustadora para muitas pessoas. Ao gerir de forma adequada a transformação, todos os receios e inseguranças podem ser endereçados. Através do envio de frequente e permanente de informações claras sobre o que está a acontecer, os colaboradores sentem-se envolvidos no processo.

É também importante que as estratégias de comunicação e capacitação sejam desenhadas em parceria com os colaboradores, de forma que se sintam eles próprios responsáveis e agentes da mudança.  Ao fazer isto, o medo do desconhecido é altamente diminuído.

4. Aproveitar ao máximo os investimentos

Os projetos de transformação digital requerem investimentos significativos em tecnologia, formação e recursos.

A gestão da mudança garante que esses investimentos são maximizados, uma vez que suporta os colaboradores através de estratégias inclusivas de comunicação e capacitação que preparam e motivam as pessoas para utilizar as novas ferramentas e os novos processos.

5. Adaptabilidade e agilidade

A era digital é caracterizada pela rápida evolução das tecnologias. Um programa de gestão da mudança coeso, prepara as equipas, dando-lhes autonomia para abraçar a mudança contínua.

A adaptação rápida às novas circunstâncias, mantendo a empresa competitiva e relevante, é uma das grandes vantagens da inclusão destas componentes.

axians-gestao-da-mudanca-na-transformacao-digital-infografico
Em resumo, a Gestão da Mudança é um ingrediente vital para o sucesso da transformação digital

Ao cuidar da aceitação e do envolvimento dos colaboradores na mudança, minimizamos a resistência e alinhamos os esforços da transformação aos objetivos estratégicos das Organizações.

Esta abordagem aumenta consideravelmente a probabilidade de uma transição digital bem-sucedida.

É importante que tenhamos sempre em consideração, que a transformação digital não é apenas sobre a tecnologia, é também sobre as pessoas que a vão utilizar.

Investir em gestão da mudança é investir no sucesso do projeto como um todo, e na construção de uma cultura organizacional adaptável e inovadora.

 

 

Autores:

soraia barros

Soraia Barros

  • Change Lead @ Axians
  • 5 anos de experiência em Gestão da Mudança, Prosci Certified

"Apoio as Organizações a estabelecer uma visão de futuro disruptiva, competitiva e sobretudo inclusiva. A minha missão é contribuir para o sucesso da mudança corporativa, garantindo o envolvimento e a preparação de todas as pessoas através de estratégias de comunicação e capacitação adequadas."

 

joao-pio

João Pio

  •  Former Associate Manager @ Axians
  • 12 anos de experiência na área da Formação / Gestão da Mudança

"Ajudo o setor corporativo a lidar com a necessidade de adaptação constante das suas estratégias de Comunicação e de Formação, de forma a manterem-se atualizados e competitivos num mundo em constante mudança. "