Blog > Digital Workspaces > Cisco e Microsoft Teams: Agilize a comunicação da sua organização

Descubra como interligar a plataforma Microsoft Teams aos seus dispositivos Cisco através de 3 métodos diferentes e conheça os benefícios desta integração.

O modelo de trabalho híbrido veio para ficar e o nosso local de trabalho passou a ser onde quer que nos encontremos no momento. Assim, soluções de colaboração por videoconferência, como a Cisco Webex e Microsoft Teams, assumem hoje um papel fundamental: conseguir conectar-nos independentemente da hora, do local e do dispositivo que estivermos a usar.

O atual modelo híbrido de colaboração possibilita ter alguns elementos em trabalho presencial, na organização, e outros a trabalhar remotamente. Por esta razão, a comunicação por videoconferência tornou-se essencial e muito mais frequente. 

Em Portugal, uma das plataformas de colaboração mais usadas nas organizações é o Microsoft Teams e a Cisco é o principal fabricante de soluções para equipar salas de reunião para videoconferência. 

Surge então uma necessidade de integrar ou interligar estas duas soluções, de maneira a facilitar a comunicação entre os grupos de trabalho numa sala de reuniões, por exemplo, e os dispositivos dos colaboradores em trabalho remoto.

Que soluções existem para conectar a organização a cada colaborador em trabalho remoto?

HubSpot Video

 

Até agora, o problema surgia quando os dispositivos de um trabalhador (no PC, tablet ou telemóvel) usavam uma solução diferente da instalada nas salas de reunião da sua organização. Felizmente, isto foi ultrapassado. 

Um dos cenários mais comuns que encontramos nas organizações é a adoção da plataforma Microsoft Teams por parte dos utilizadores e, ao mesmo tempo, o equipamento das salas de reunião com os inovadores terminais de vídeo da Cisco.

Neste sentido, a Cisco e a Microsoft juntaram-se e desenharam, não uma, mas 3 alternativas para permitir interligar estes dois mundos:

  •  Método Direct Guest Join

Através deste método, os terminais de vídeo da Cisco podem ser convidados a participar numa reunião no Microsoft Teams. Isto é possível uma vez que conseguem interpretar o link de acesso à mesma através da tecnologia WebRTC. 

Esta opção também é suportada em reuniões via Zoom ou Google Meet.

  • Método Webex Cloud Video Interop

Este método disponibiliza, nos convites de reunião Microsoft Teams, um endereço de vídeo SIP para o qual os terminais de vídeo Cisco (ou outros terminais de diferentes fabricantes ou organizações) se possam juntar.

Este método possibilita a participação de equipas pertencentes a diferentes organizações externas, o que amplifica as possibilidades de comunicação.

  • Metodo USB Pass-Through

Os terminais de vídeo mais recentes da Cisco podem funcionar como um equipamento periférico / externo ao PC, bastando um cabo com ligação USB. 

Assim, é possível usar as capacidades da câmara, das colunas e dos microfones disponibilizados por estes equipamentos, proporcionando a flexibilidade de usar qualquer software de colaboração que esteja a correr no PC. 

Com estas 3 alternativas disponíveis, torna-se possível proporcionar uma experiência de colaboração simples, inclusiva e inovadora, independentemente dos fabricantes da solução. Deste modo, é possível aos colaboradores serem mais produtivos e eficientes no desempenho das suas funções em equipa. 

cisco-master-specialized-collaboration_01-1cisco-master-specialized-collaboration_01 - Cópia-1

Quais os benefícios desta integração para as empresas?

  • Aumentar a produtividade das equipas

Graças a esta solução, a comunicação na organização torna-se mais ágil e simples. Sempre que necessário, uma equipa de trabalho, a partir da sala de reuniões, pode comunicar com qualquer colaborador que esteja fora da empresa, em qualquer dispositivo.

Esta integração permite aproximar as pessoas e aumentar a produtividade de toda a equipa. 

  • Proteger o investimento das empresas

Se uma organização já investiu num sistema completo de equipamentos de videoconferência para as suas salas de reunião, fazer esta acoplação vai evitar desperdiçar recursos. 

Com uma ativação simples das funcionalidades que mais lhe interessem, é possível rentabilizar ao máximo as soluções que já possui sem ter de adquirir novos equipamentos.

  • Quebrar a barreira entre fabricantes 

Com esta solução de integração, são ultrapassados os entraves de comunicação entre diferentes fabricantes. Para além do Microsoft Teams, esta opção também é suportada para as plataformas Zoom e Google Meet.

Com esta versatilidade, passa a ser possível simplificar a comunicação entre equipas dentro de uma mesma empresa ou até mesmo entre diferentes organizações. 

Cisco and Microsoft Teams: Agilize a comunicação da sua organização

Comunicar sem entraves técnicos pode fazer toda a diferença no modelo de trabalho híbrido. Para qualquer organização, há vantagens em poder reunir por videoconferência e comunicar com um conjunto de pessoas sempre que quiser e em diversos dispositivos. 

 

Para mais informações sobre esta possibilidade peça a sua demonstração gratuita  >

José Arada

Collaboration Lead Architect na Axians Portugal

  • Especializado na Indústria de Tecnologias de Informação desde 2005
  • Licenciado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações
  • Certificado em várias tecnologias, incluindo Cisco Certified Internetwork Expert Collaboration (CCIE)
Ver biografia