Em Portugal, as mulheres estão sub-representadas em Tecnologia apesar da evidente necessidade de diversidade nas empresas. A Tamara tem um plano para mudar a situação.

Em 2014, num dos mega-eventos a que a Apple habituou o mundo, com toda a pompa de meses de preparação, a marca anunciou a sua nova aplicação de saúde, Apple Health. A apresentação começou uma pequena revolução – mas provavelmente não a que Tim Cook tinha em mente.

A aplicação era perfeita em quase todos os sentidos. Tal como prometido, era possível rastrear todos os pormenores, das calorias ingeridas à frequência cardíaca, do teor de álcool no sangue à ingestão de crómio. Só havia um problema – é que a app não fazia uma única referência à menstruação. Mesmo depois de detetada a falha, que se tornou viral, foi preciso quase um ano para a corrigir.

Esta esteve longe de ser a única vez que um produto tecnológico nasceu com preconceito de género. Os corações artificiais mais recentes são projetados para servir a 80% dos homens, mas apenas a 20% das mulheres. Em 2018, após quatro anos de desenvolvimento, a Amazon decidiu cancelar um projeto de automação de recrutamento, quando percebeu que o algoritmo excluía os currículos das candidatas.

Há uma evidente falta de mulheres em tecnologia – e Portugal não é exceção. No nosso país, apenas um em cada dez profissionais em tecnologia é mulher. As que trabalham no setor são quase sempre a única mulher na sua equipa de trabalho e maioria não exerce qualquer cargo de coordenação de pessoas.

Um dos principais problemas é a falta de modelos a seguir. Sem exemplos femininos, não é possível a existência de um caminho claro que leve as jovens mulheres da educação até à indústria e, posteriormente na sua carreira, até cargos superiores.

Esta é a realidade que a Tamara tem tentado combater.

E começou logo no momento de definição dos seus objetivos na Axians. Propôs algo inovador ao seu manager: e se em vez de ser só avaliada pela performance nos projetos, escolhesse uma métrica relacionada com este tema? E se um dos seus KPI para o ano fosse o número de pessoas que ajudou ao longo do ano?

A proposta foi aceite e hoje, através de uma rede de mentores e formação, a Tamara inspira uma nova geração de mulheres em tecnologia. Nas horas vagas, quando muitos preferem deixar as videochamadas de lado, organiza sessões gratuitas de mentoria Agile – uma abordagem inovadora de gestão de projetos e desenvolvimento de software que ajuda as equipas a completar projetos mais rapidamente e com mais qualidade.

Não o faz apenas para as colegas de trabalho. O programa é aberto a todas, qualquer que seja a sua função atual, local de trabalho ou nível de conhecimento digital. Desde que começou, já ajudou 7 mulheres a encontrar um novo papel como Scrum Master ou Agile Coach. Fê-lo para retribuir o apoio que recebeu quando estava a começar a sua carreira em Tecnologia. A cada sessão belisca o círculo vicioso do sexismo e cria exemplos para as mulheres portuguesas.

“Nenhuma indústria ou país pode atingir todo o seu potencial até que as mulheres atinjam todo o seu potencial”. Sheryl Sandberg, ex-COO do Facebook, resumiu bem a importância fundamental de iniciativas como a da Tamara. E isto é especialmente verdade em Tecnologia, onde as mulheres com muito talento ainda enfrentam um défice de oportunidades.

Na Axians, sabemos que a diversidade numa empresa é essencial para sermos mais criativos, mais inovadores e mais relevantes. Só com pessoas de diferentes experiências e origens é possível ter novas abordagens que permitem criar produtos melhores e mais seguros, que tenham todos em consideração, e não apenas uma parte da sociedade. Se queres crescer numa equipa onde o teu know-how, potencial, atitude e valores são o que importa, é provável que te dês bem connosco. Candidata-te a uma das vagas.

 

Sobre a Tamara

A Tamara é Agile Coach na Axians mas o seu contributo vai muito para além disso. A ideia da dedicação à mentoria Agile foi oficializada durante a definição de objetivos anuais que promovemos entre todos os elementos da equipa. É uma forma de nos mantermos focados no que é mais importante para cada um, para a equipa e para a sociedade. E de, passo a passo, mudarmos o mundo.

 

Sobre a Axians

A Axians é a marca do grupo VINCI Energies dedicada à Transformação Digital das empresas portuguesas. Cultivamos uma relação de proximidade, e acreditamos que a tecnologia só faz sentido com um toque humano. Trabalhamos com algumas das maiores empresas nacionais em projetos de cibersegurança, redes empresariais, infraestrutura digital e novas soluções inteligentes.

Mas vemos para além do trabalho. Também financiamos projetos apadrinhados pelos nossos colaboradores, e que atuem em quatro áreas de intervenção social: empregabilidade, inclusão social pela via da habitação, mobilidade solidária e atuação em bairros prioritários. Estamos a recrutar e queremos contar contigo.

 

Como te podes candidatar

Na Axians, estamos sempre à procura de pessoas com talento e motivação. Se achas que tens o que é preciso, estas são quatro vagas que te podem interessar:

 

Há muitas outras vagas para developers em Lisboa e no Porto.

 

VER POSIÇÕES DISPONÍVEIS