A Axians, marca da VINCI Energies dedicada às Tecnologias de Informação e Comunicação e ao desafio da Transformação Digital, estabelece em Portugal um protocolo estratégico com o Café Joyeux, um projeto social inovador para a promoção da empregabilidade e a formação de pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento. Este acordo prevê o desenvolvimento de um conjunto de oito projetos, não só na componente tecnológica, mas também de know-how e de recursos humanos.

Esta parceria nasceu no âmbito do evento interno “Seeding the Future” que reúne anualmente centenas de colaboradores da Axians em Portugal, no qual o Café Joyeux foi convidado a participar organizando uma atividade solidária de team building. Este evento foi pioneiro para as equipas do Café Joyeux pela sua complexidade e sobretudo pelo número de jovens e colaboradores envolvidos, exigindo várias valências das suas equipas (desde o serviço de catering em escala à dinamização de várias atividades de team building). Esse momento foi o início de uma ligação emocional entre pessoas e equipas e o envolvimento das equipas da Axians com o projeto social do Café Joyeux foi espontâneo, em várias frentes.

O protocolo agora assinado é um enquadramento institucional promovido pela Axians em colaboração com o Café Joyeux para dar estrutura e formalizar um compromisso efetivo de desenvolvimento destes projetos em Portugal. Pedro Faustino, Managing Director na Axians Portugal, afirma que “Conhecemos o Café Joyeux Portugal num evento interno e o resto aconteceu naturalmente… O protocolo de parceria que agora assinamos não é mais do que um instrumento que dá corpo a um conjunto de iniciativas que nasceram de forma espontânea nas nossas equipas. A solidariedade não se pede e muito menos se força. O nosso papel enquanto empresa é apenas desenvolver uma cultura que promova esta ideia de impacto social e criar condições para que os colaboradores possam trabalhar nas iniciativas que os tocam. O fundamental vem do coração de cada um. Temos um enorme orgulho em que tenha havido tanta vontade de apoiar o Café Joyeux na sua missão e uma grande convicção do impacto positivo destes projetos.”

Filipa Pinto Coelho, CEO do Café Joyeux em Portugal, afirma que “Foi com enorme alegria e gratidão que vimos crescer o entusiasmo da equipa Axians para continuar a colaborar com a nossa missão após o Team Building desenvolvido em 2023. Ao sermos desafiados a partilhar algumas ideias úteis ao crescimento sustentável do nosso projeto e à criação de oportunidades de interação entre os jovens em formação e a equipa Axians, encontrámos nas equipas uma predisposição imediata para as concretizar e um alinhamento total de valores, que acreditamos serem transformadores em ambos os sentidos. A nossa missão triplica o seu valor quando partilhada e vivida por todos – clientes, parceiros, doadores. Muito obrigada Axians.”

O compromisso agora firmado irá envolver aproximadamente 30 pessoas de diferentes equipas da Axians nas mais diversas competências tecnológicas. Irá – entre várias dimensões – disponibilizar uma plataforma Cloud gerida para os sistemas do Café Joyeux, criar as condições para o desenvolvimento de uma app Café Joyeux, apoiar na medição de impacto do projeto Café Joyeux, nomeadamente ao nível da perceção do cliente, a formação de competências digitais básicas de colaboradores e a inserção de jovens no mercado de trabalho no âmbito da missão da associação e o apoio à divulgação das diferentes iniciativas da organização ao longo do ano.