No âmbito do Mês Europeu da Cibersegurança, a Axians, marca da VINCI Energies dedicada às Tecnologias de Informação e Comunicação e ao desafio da Transformação Digital, realizou a ação de sensibilização “Desafios da Segurança Digital” junto da comunidade sénior, em parceria com a Universidade Sénior do Cartaxo. 


Sobre esta iniciativa, Carla Madeira, Business Unit Manager da Axians Portugal, afirma “A Axians tem também como um dos seus objetivos ajudar a combater o idadismo e este trabalho faz-se criando oportunidades e ações que promovam a participação social e a partilha de experiências. Paralelamente, esta parceria com a Universidade Sénior do Cartaxo contribui para a descentralização deste tipo de iniciativas que, por vezes, acabam por ficar mais circunscritas às zonas de atuação das empresas – nos grandes centros urbanos. A economia digital continuará a ser um dos motores da atividade económica nas próximas décadas e é fundamental uma forte aposta na educação, inclusão, literacia e promoção do desenvolvimento das competências digitais, principalmente junto da camada sénior”.

A ação de sensibilização “Desafios da Segurança Digital”, desenvolvida em parceria com a Universidade Sénior do Cartaxo, tem como objetivo combater o idadismo e promover a literacia digital com ações formativas que dotam os alunos de ferramentas de prevenção e segurança no meio digital. Jorge Rodrigues, Presidente da Universidade Sénior do Cartaxo, refere que “a comunidade sénior por vezes não está suficientemente consciencializada para os riscos a que está exposta e é muito importante a literacia para os riscos no digital, por isso considero que esta parceria é muito importante.” 

Temas como a proteção da identidade digital, a identificação dos principais tipos de ciberameaças, a proteção dos equipamentos informáticos, a proteção da rede de casa e do computador e a reação de forma adequada a ciberameaças provocaram grande curiosidade. Maria Emília Galinha e Marcos Tiago Casquinha, alunos da Universidade Sénior do Cartaxo, são unanimes na opinião de que “é sempre importante abordar as armadilhas que existem quando se está na internet e relembrar que é preciso ter cuidado e estar alerta. A explicação sobre o tipo de hackers que existem e sobre a adoção de passwords fortes para tornar o acesso aos dados pessoais mais difícil foram algumas das mais valias da formação”.

Integrada no INCoDE.2030, no âmbito do Mês das Competências Digitais, esta ação propiciará ainda a participação da Axians Portugal no Fórum das Competências Digitais. Enquanto entidade que desenvolve experiências de aprendizagem de cariz digital promotoras da participação ativa e segura de camadas mais vulneráveis no meio digital, a Axians estará assim presente no Pavilhão Rosa Mota, no dia 30 de outubro.

Esta iniciativa marca ainda o lançamento da nova oferta formativa da área de Tech Talent da Axians Portugal – Skills to Grow. Alicerçada na inovação e na disrupção, e centrada nas características diferenciadoras e únicas de cada cliente, torna o desenho formativo à medida baseado em Cybersecurity, Agile Leadership, Project Management, Data Science e Data Analysis, a sua principal proposta de valor.