A pandemia e as ideias pré-concebidas sobre a idade não o impediram de garantir uma posição em tecnologia. Esta é a história do Fernando @Axians.

 Aos 55 anos, o Fernando não pensa em parar. E ainda bem: as redes de uma das maiores empresas de telecomunicações de Portugal, e as comunicações de milhares de pessoas, dependem de si. Mas, apesar da sua óbvia competência, muitas empresas de tecnologia hesitariam em contratá-lo.

Em Portugal, quase 80% dos profissionais em IT têm menos de 34 anos. Jovens acabados de sair da Universidade são os perfis mais procurados. São vistos como mais criativos e energéticos do que os colegas com mais idade.

Logo após fundar o Facebook, Mark Zuckerberg resumiu o sentimento: "Os jovens são mais inteligentes". A Google até tem um nome para os colaboradores mais “velhos”: são os 'Greyglers' e basta ter mais de 40 anos para receber este “título”. E quem tem mais de 50? Muitos temem ser substituídos por colegas mais jovens, lidam constantemente com a pressão da reforma, e sentem-se excluídos das atividades da empresa.

Quando procuram trabalho, apesar de não serem abertamente rejeitados, são preteridos de forma discreta. É raro encontrar ofertas para perfis com mais de 10 anos de experiência – conseguir uma entrevista já é um desafio. O problema é tão comum que, nos Estados Unidos, um anúncio para recrutar programadores que dizia “Nós não discriminamos. Nós contratamos colaboradores mais velhos” se tornou viral.

O Fernando viveu o problema na pele há bem pouco tempo. Conformou-se com enviar emails e não ter respostas – apesar da sua experiência e competência num setor com evidente falta de profissionais.

Chegou mesmo a pensar que talvez fosse melhor procurar emprego noutra área – até que uns amigos lhe falaram da Axians. Candidatou-se, foi contratado – e bastaram duas semanas para que a sua experiência fizesse toda a diferença.

Quando um sistema crítico falhou, num dos seus primeiros projetos, toda a equipa, bem mais jovem, só conseguia ver uma explicação. Só o Fernando apontou outra possibilidade: uma falha num componente que todos davam por garantido – todos menos ele, que já tinha visto de tudo. Trocou o componente e problema resolvido.

Quando o Fernando começou a trabalhar, um emprego era para a vida – mas a tecnologia já estava sempre a mudar. Os sistemas operativos iam e vinham. Os servidores até já cabiam num carro, mas isto ainda surpreendia muitos clientes – pensavam que iam precisar de uma sala inteira. Ligar uma empresa à internet demorava horas e fazer backups era um filme que exigia metros de fita, ao estilo projetor de cinema.

Nessa altura, o Fernando nem perdia tempo a explicar o que fazia. Era tão pouco compreendido que não valia a pena. Hoje, só um idadismo agudo leva tantas organizações a desperdiçar a experiência de um profissional que ajudou a implementar muitas das soluções que hoje fazem parte do dia-a-dia.

Na Axians, pelo contrário, a idade conta – e muito – mas é pela competência que acrescenta à equipa. Pela experiência técnica e de vida. Pelos valores, soft skills e insights que só o tempo permite amadurecer.

Se aqui as oportunidades são iguais para todos – não importa a origem, idade, género ou crenças – é porque sabemos que esta diferença nos enriquece. Por isso, se queres crescer numa equipa onde o know-how, a atitude e os valores são o que importa e onde os preconceitos não têm lugar, é provável que te dês bem connosco. Candidata-te a uma das vagas.

 

Sobre o Fernando

O Fernando faz parte da nossa equipa Tech Talent há cerca de um ano. É responsável pela gestão de redes de uma das maiores organizações nacionais, e lida todos os dias com problemas novos, que a experiência ajuda a resolver. Até se juntar a nós, trabalhou durante quase 30 anos em diferentes organizações, incluindo a sua própria empresa, mas destaca o percurso na Axians como um dos períodos da carreira em que se sentiu mais em família. Por uma questão de confidencialidade, não divulgamos o seu apelido, mas a sua história é bem real, assim como todas as histórias @Axians.

 

Sobre a Axians

A Axians é a marca do grupo VINCI Energies dedicada à Transformação Digital das empresas portuguesas. Cultivamos uma relação de proximidade, e acreditamos que a tecnologia só faz sentido com um toque humano. Trabalhamos com algumas das maiores empresas nacionais em projetos de cibersegurança, redes empresariais, infraestrutura digital e novas soluções inteligentes.

Mas vemos para além do trabalho. Também financiamos projetos apadrinhados pelos nossos colaboradores, e que atuem em quatro áreas de intervenção social: empregabilidade, inclusão social pela via da habitação, mobilidade solidária e atuação em bairros prioritários. Estamos a recrutar e queremos contar contigo.

 

Como te podes candidatar

Na Axians, estamos sempre à procura de pessoas com talento e motivação. Se achas que tens o que é preciso, estas são três vagas que te podem interessar:

 

 

 

Há muitas outras vagas para developers em Lisboa e no Porto. 

 

VER POSIÇÕES DISPONÍVEIS